Técnicos Oficiais de Contas avisam que não vão consentir multas por atrasos no IRS

O bastonário da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, Domingues de Azevedo, garante que não vai consentir a aplicação de multas aos contribuintes que não entreguem o IRS dentro do prazo por causa dos problemas do Portal das Finanças. O site apresenta problemas e, apesar de terem sido desligadas algumas funcionalidades, o sistema continua a não funcionar.

Sandra Henriques /

Foto: Antena1

“O Governo já desligou algumas funcionalidades, mas mesmo assim não conseguem trabalhar com o sistema. A Ordem enviou um ofício ao secretário de Estado dos Assuntos Fiscais manifestando-lhe que não consentirá a aplicação de quaisquer coimas, porque compete à administração tributária e ao Governo disponibilizar os meios para os cidadãos cumprirem com as suas obrigações, o que não está a acontecer atualmente”, lembra o bastonário à agência Lusa.

Os contribuintes que ainda não entregaram as suas declarações continuam a ter muitas dificuldades para o fazer no Portal das Finanças, porque o sistema não funciona. Para além de esta quarta-feira ser o último dia para a entrega no IRS na internet para trabalhadores dependentes e pensionistas é também o último dia para o pagamento do IMI.



PUB