Tecnológica Zaask diz que vai gerar 25 ME de retorno para economia local

por Lusa

Lisboa, 12 mai (Lusa) - A Zaask, plataforma na internet que dá resposta à procura por parte das pessoas em contratarem profissionais especializados para todos os serviços locais, vai permitir gerar em 2015 um retorno de 25 milhões de euros para a economia local.

Em declarações à agência Lusa, o presidente-executivo da empresa tecnológica, Luís Pedro Martins, referiu que "os clientes da plataforma `online` da Zaask atingiram os 50 mil em 2014 e vão ultrapassar o marco dos 80 mil em 2015, ano em que o retorno [faturação] para a economia local será de 25 milhões de euros".

Criada em 2012, "pioneira e uma das poucas empresas a nível mundial neste tipo de negócio", a Zaask veio dar resposta "à falta de tempo" por parte de quem precisa de arranjar um prestador de serviços especializados, isto é, de um técnico em que se possa confiar para resolver um determinado problema, por exemplo, da área do bem-estar, da casa ou que tenha a ver com realização de eventos e com a necessidade de ter aulas.

"Uma pessoa vai à plataforma da Zaask, preenche um questionário, diz-nos o que precisa, onde e para quando. Não tem que andar à procura, o que reduz muito o trabalho, e em 24 horas tem duas ou três opções", explicou à Lusa o cofundador da empresa, lembrando que é precisamente "no tempo que a pessoa demora à procura que está verdadeiramente problema".

Ter um `personal training`, aprender uma língua, arranjar um contabilista, contratar um fotógrafo, ter um `DJ`, um `web designer`, um professor de yoga, um terapeuta ou necessitar de um serviço de `catering` para uma festa, são algumas dos exemplos das solicitações feitas pelos clientes na plataforma da Zaask e que a empresa dá resposta.

Por isso, é que a Zaask tem como lema: "Diz-nos o que queres e nós procuramos por ti".

Mas, um prestador de serviços ou uma microempresa, por sua vez, também não têm muitas formas para encontrar e ampliar o leque de clientes.

Para a empresa, as Páginas Amarelas estão a ficar obsoletas e o `google` é uma ferramenta complexa de marketing. Logo, os canais de angariação de clientes são escassos. "A Zaask surge, assim, como um novo canal em que há dezenas de potenciais novos clientes", sublinhou o gestor.

Além disso, tanto os profissionais como as microempresas têm por norma "pouca capacidade operacional", aspeto que pode ser ultrapassado através da plataforma da Zaask, na qual podem alargar o número de clientes e potenciar o seu negócio, disse.

Neste momento, além dos 5.000 pedidos de serviços por mês, dos 25.000 clientes e dos mais de 35.000 profissionais inscritos na plataforma, Luís Pedro Martins garantiu à Lusa que a empresa tem "um importante papel na dinamização da economia local, através do aumento do volume de negócios de milhares de empresários, comerciantes ou prestadores de serviços especializados".

A empresa, que comemora agora o terceiro ano de atividade "está, de facto, a contribuir bastante" para a criação de postos de trabalho e o crescimento de vários negócios por todo o país, destacou.

A comprová-lo, está o volume de negócios alcançado pelos prestadores de serviço que em 2014 ascendeu a 10 milhões de euros e que este ano deverá mais do que duplicar.

No final de 2014, há cerca de seis meses, a Zaask iniciou o processo de internacionalização em Espanha e está na região de Madrid. Mais recentemente, iniciou atividade em Barcelona.

O reforço da internacional da empresa passa, atualmente, por alargar a presença na Europa, o que "está a ser planeado", concluiu.

Tópicos
pub