Tele2 lança serviço de Internet e espera ter 4% do mercado no 1º ano

A Tele2 vai lançar, segunda-feira, o serviço de Internet de banda estreita e espera alcançar uma quota de mercado de quatro por cento no primeiro ano, anunciou hoje o director- geral da operadora sueca em Portugal.

Agência LUSA /

A Tele2, que iniciou a sua actividade em Portugal no mercado fixo em Setembro do ano passado, mantém a estratégia de oferecer preços mais baratos que a concorrência e afirma que os seus clientes poderão navegar a metade do preço.

O custo de navegação é de 0,7 cêntimos por minuto no horário económico (menos 58,9 por cento do que os clientes do Clix, empresa da Soanecom, e menos 50 por cento do que os clientes do Sapo, do grupo Portugal Telecom), explica a empresa.

No horário normal, os clientes da Tele2 pagam 2,4 cêntimos, menos 40 e 33,4 por cento mais barato do que no Clix e no Sapo, respectivamente.

A empresa espera chegar ao final de 2005 com quatro por cento da quota de mercado, ou seja cerca de 30 mil clientes, o "que equivale à estimativa que a Tele2 tinha para o primeiro ano no mercado de voz", afirmou o director-geral da operadora, Inácio de Montis.

A Tele2 admite que "não irá criar mais mercado", mas espera "tirar quota aos concorrentes".

A confirmarem-se as previsões para o número de clientes, o investimento será recuperado, segundo a empresa, em menos de meio ano.

A estratégia comercial da Tele2 irá focar-se, em primeiro lugar, em vender o serviço aos actuais clientes, mas é possível ser cliente de Internet da operadora e não de voz, explicou o responsável.

Para ser cliente de Internet da Tele2 basta ir ao site da empresa ou ligar a linha de apoio 16737 e seguir as instruções.

O serviço não contempla quaisquer serviços paralelos, como conteúdos ou contas de correio electrónico.

"A aposta da Tele2 é centrar-se, unicamente, em garantir o melhor preço para navegar, sem despender atenção e recursos num conjunto de serviços que já existem", disse Inácio de Montis.

Por esta razão, a operadora não prevê aumentar a capacidade do centro de atendimento nem admitir mais pessoal.

Até 31 de Janeiro, a Tele2 oferece 10 horas de navegação grátis a quem aderir ao serviço, que poderão ser usadas até ao final de Fevereiro.

A Tele2 foi constituída em 1993 e está presente em 25 países, como a Espanha, França, Itália, Suíça, entre outros, onde tem 25,9 milhões de clientes, oferecendo serviços de telefone fixo, móvel e Internet.

A empresa, que lançou há pouco tempo a actividade na Hungria e na Inglaterra, espera entrar no mercado turco em Abril do próximo ano.

PUB