Terceiro trimestre. TAP recupera e alcança lucro de 111,3 milhões de euros

por RTP
A presidente da TAP, Christine Ourmières-Widener, sustenta que a companhia "está a confirmar a solidez do seu desempenho no terceiro trimestre" Reuters

A TAP contabilizou, no terceiro trimestre deste ano, um resultado líquido positivo de 111,3 milhões de euros, comunicou esta quarta-feira a transportadora aérea à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários. Trata-se, segundo a companhia, de "um desempenho financeiro sem precedentes".

Em nota conhecida esta manhã, a TAP assinala ter atingido, entre julho e setembro, "um recorde histórico de receitas operacionais" de 1,1 mil milhões de euros, "excedendo os níveis pré-crise em 7,5 por cento".

O resultado foi "impulsionado por fortes resultados operacionais e efeitos positivos da implementação da política de cobertura cambial", que "reduziu o impacto cambial dos anteriores trimestres de 2022".

"Esta situação está relacionada com a atual estratégia de gestão do risco financeiro da TAP, que visa reduzir a volatilidade dos impactos das variações cambiais sobre a Demonstração de Resultados. Mesmo excluindo a mencionada melhoria na política de cobertura cambial, o resultado líquido permanece positivo em 31,8 milhões de euros", escreve a empresa.A presidente da TAP, Christine Ourmières-Widener, sustenta que a companhia "está a confirmar a solidez do seu desempenho no terceiro trimestre, com todas as métricas financeiras acima dos níveis pré-crise, apesar do aumento dos custos de combustível".

A procura para o quarto trimestre "mantém-se bastante forte, suportando as expectativas de um bom resultado acumulado até final do ano", refere Christine Ourmières-Widener, para acrescentar que "a visibilidade para o próximo ano é, no entanto, ainda limitada e, atendendo às incertezas da atual conjuntura, é cada vez mais crucial que mantenhamos o foco no nosso plano estratégico, o qual tem, até agora, provado ser eficaz".

A informação sublinha ainda que a posição de liquidez da TAP "é sólida", com 775,1 milhões de euros em caixa e equivalentes no termo do trimestre.

"Os próximos passos decisivos a tomar são: levar a cabo discussões produtivas com os nossos parceiros laborais para a criação de Acordos Coletivos de Trabalho mais modernos, melhorar as nossas operações e a qualidade do nosso serviço com o envolvimento de todos os stakeholders, a constante negociação de todos os nossos contratos com terceiros e a cuidada preparação do próximo ano", afirma Ourmières-Widener.
Número de passageiros e receitas operacionais
O número de passageiros transportados no terceiro trimestre duplicou por comparação com o mesmo período do ano passado, alcançando 85 por cento dos níveis de igual trimestre de 2019.

"Adicionalmente, durante este período, a TAP operou uma vez e meia o número de voos de 2021, ou 81 por cento das partidas de 2019", aponta a empresa.

As receitas operacionais foram superiores em 2,5 vezes às do mesmo período do ano passado, crescendo de 657,3 milhões de euros para 1.118,9 milhões - 107 por cento das receitas operacionais do terceiro trimestre de 2019.

"Esta situação foi predominantemente impulsionada pelo aumento das tarifas e maior capacidade, resultando num aumento das receitas do segmento de passageiros" em 633,4 milhões face ao terceiro trimestre de 2021, para 1.001,9 milhões.

A TAP anota ainda que os segmentos de Manutenção e de Carga contribuíram para o aumento das receitas, respetivamente, com 33,9 milhões e 7,2 milhões.

Os custos operacionais recorrentes ascenderam a 966,2 milhões, num crescimento de 97,4 por cento relativamente ao período homólogo.

A transportadora relembra também que o custo com combustível mais do que triplicou, aumentando 269,9 milhões de euros numa base anual para 371,9 milhões.

"Apesar de ter gerado um efeito positivo de 15,9 milhões de euros, a estratégia de cobertura apenas conseguiu reduzir de forma marginal o efeito dos preços de mercado do jet fuel mais elevados, que contribuíram com 153,0 milhões de euros para o aumento do custo com combustível".

c/ Lusa

Tópicos
pub