Teresa de Sousa destaca alteração radical da posição de Angela Merkel em relação à resposta à crise

A comentadora da Antena1 de assuntos internacionais, Teresa de Sousa, afirma que há uma alteração radical da posição da chanceler alemã, Angela Merkel, se se confirmar a notícia do jornal britânico Daily Telegraph de que dois fundos de resgate vão ser utilizados para comprar dívida soberana de Espanha e Itália, num total de 750 mil milhões de euros.

Sandra Henriques /
Apesar de destacar essa “viragem extraordinária da Alemanha”, Teresa de Sousa recorda que sempre se disse que quando a crise atingisse Espanha e Itália o caso mudaria de figura. A comentadora lembra ainda que Merkel sempre assegurou que em última instância salvaria o euro. “Porventura estamos a chegar a essa última instância”, observa.

Perante esta situação, Teresa de Sousa considera que resta saber qual é o preço desta decisão que Merkel vai apresentar aos parceiros europeus na cimeira de 28 e 29 de junho. Por exemplo, a Alemanha deverá exigir um controlo maior sobre os orçamentos e uma partilha maior de responsabilidade sobre a forma como os países europeus gastam dinheiro.

PUB