Terminal de gás doméstico vai funcionar no porto moçambicano da Beira

Um terminal para armazenamento e enchimento de garrafas de gás doméstico vai entrar em funcionamento em maio no porto da Beira, centro de Moçambique, disse hoje à Lusa o gestor do projeto, Luís Mavie.

Lusa /

Luís Mavie afirmou que o projeto está a ser implementado pela empresa pública Petromoc e a infraestrutura devia ter começado a operar em Janeiro, mas registaram-se contratempos que impediram o arranque do empreendimento.

"A queda intensa de chuva provocou constrangimentos nos acabamentos, mas a infraestrutura já está pronta", declarou Luís Mavie.

Para a entrada em funcionamento do terminal, falta apenas testar os equipamentos, prosseguiu.

O terminal compreenderá três tanques, com capacidade total de armazenamento de três mil toneladas métricas de gás liquefeito de petróleo e com uma linha de enchimento de 600 garrafas por hora.

O recinto do terminal dispõe de uma área de 60 mil metros quadrados, contando com o ponto de enchimento para camiões e de outro para botijas, escritórios e outras infraestruturas.

As obras iniciaram-se em Julho de 2015 e foram financiadas pelo Exim Bank of India, que desembolsou 38 milhões de dólares (30,8 milhões de euros).

O terminal de gás liquefeito da Beira será o segundo no país, a par do mesmo tipo de infraestrutura da cidade da Matola, província de Maputo, sul do país.

Tópicos
PUB