Terminal XXI de Sines recebe maior navio contentores entrado em Portugal

O Porto de Sines vai receber na próxima terça-feira o maior navio de contentores alguma vez entrado em portos nacionais, com 275 metros de comprimento e 40 de boca (zona mais larga).

Agência LUSA /

Trata-se do MSC TOKYO, que viaja com destino à Grécia e à Turquia, e que durante algumas horas ficará atracado no Terminal XXI daquele porto alentejano.

Segundo Rui Pinto, director de marketing da PSA Sines, concessionária do terminal de contentores, o navio deverá atracar terça-feira de madrugada.

"Se não for à meia-noite, será um pouco mais tarde, pois, é possível que se verifique um atraso em Antuérpia, a última paragem antes de Portugal", disse.

O MSC TOKYO tem uma capacidade nominal de 5.900 TEU (medida internacional de volume aplicada aos contentores) e um calado (distância entre a quilha do navio e a linha de flutuação) de 14 metros.

Por possuir estas características, o porta- contentores atraca no Porto de Sines, um porto de águas profundas "com condições para receber navios com este tipo de calado, e até superiores", explica a PSA em comunicado.

Em Sines, o navio, agenciado pela empresa MSC Portugal, deverá fazer um movimento de contentores superior a 500 TEU.

A sua saída está prevista para o mesmo dia, dependendo a hora de zarpar do horário em que tiverem início as operações no porto.

O MSC TOKYO, construído na Coreia do Sul e lançado à água em Junho de 2005, representa a Mediterranean Shipping Company (MSC), a segunda maior linha de navegação do mundo.

Rui Pinto disse à Lusa que a rota seguida por este navio "é nova e encontra-se em fase de testes", podendo vir a desenvolver-se com alguma regularidade, com escala em Sines.

"Já recebemos vários navios com outras rotas da MSC, mas nunca esta, que é nova. Poderá vir a estabelecer-se como definitiva, com escala em Sines, mas ainda não sabemos ao certo", frisou.

O Terminal XXI entrou em operações a 31 de Maio de 2004, funcionando, até à data, com um único serviço e um único cliente - a MSC -, ainda que, em casos pontuais, já tenha realizado outras rotas.

A PSA Sines pertence ao grupo PSA Corporation, sedeado em Singapura, um dos líderes mundiais em operação portuária, com 17 projectos em 11 países.

A Administração do Porto de Sines (APS) também já emitiu um comunicado acerca do MSC TOKYO, salientando que a escala do navio ocorre "num momento em que se espera um franco desenvolvimento da actividade" no Terminal XXI.

PUB