Tesouro dos EUA e Fed congratulam-se com aquisição do Credit Suisse pelo UBS

por Lusa
Andrew Kelly - Reuters

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, e o presidente da Reserva Federal (Fed), Jerome Powell, congratularam-se hoje com a atuação das autoridades suíças para a compra do banco Credit Suisse pelo UBS.

"Acolhemos com satisfação os anúncios feitos hoje pelas autoridades suíças para apoiar a estabilidade financeira", indicaram Yellen e Powell num comunicado conjunto.

A ministra das Finanças suíça, Karin Keller-Sutter, afirmou que o governo federal vai dar uma garantia de 9.000 milhões de francos suíços para reduzir os riscos em que incorre o banco UBS ao adquirir o Credit Suisse, que tem atravessado dificuldades.

Karin Keller-Sutter declarou também que uma falência do Credit Suisse poderia provocar "danos económicos irreparáveis", não só para a Suíça, mas para a banca no resto do mundo.

Yellen e Powell reiteraram no comunicado divulgado hoje que o sistema bancário dos Estados Unidos é sólido.

"As posições de capital e liquidez do sistema bancário norte-americano são sólidas e o sistema financeiro norte-americano é resistente", disseram o presidente do banco central norte-americano e a secretária do Tesouro dos Estados Unidos.

Tópicos
pub