Tinto alentejano da Herdade das Barras conquista medalha de ouro em concurso internacional

Alvito, Beja, 28 Abr (Lusa) - O vinho tinto Herdade das Barras, de 2004, produzido no concelho de Alvito pela Sociedade Agro-Pecuária do Oeste Alentejano (Sapoa), conquistou a medalha de ouro no Concurso Mundial de Bruxelas deste ano, anunciou hoje a empresa.

© 2008 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

Em comunicado enviado à agência Lusa, a Sapoa congratula-se pela distinção obtida pelo Herdade das Barras Tinto 2004 no concurso internacional.

"É um importante reconhecimento internacional da qualidade dos vinhos" produzidos na herdade, localizada na zona de Vila Nova da Baronia, Alvito, sublinha a empresa.

Além desta medalha de ouro, a Sapoa dá conta de que outro dos seus vinhos, o tinto Serros da Mina, foi premiado no X Concurso Mundial de Vinhos Wine Masters Challenge, que decorreu no Estoril.

Pelo segundo ano consecutivo, o Serros da Mina Tinto obteve medalha de prata nesta competição, desta feita através da produção de 2005.

O Wine Masters Challenge distinguiu com a medalha de ouro 16 vinhos e com a de prata 173, de entre os 1.787 que chegaram à final, seleccionados de um total de 4.003 amostras.

"A Sapoa vê, assim, premiada a aposta na produção de vinhos com os mais elevados padrões de qualidade", o que confirma "um dos principais objectivos do projecto que a empresa começou a equacionar em 2000 e a que deu início, com a plantação da vinha, em 2002", destaca a empresa.

A Herdade das Barras está inserida numa das sub-regiões com mais tradição na produção de vinhos no Alentejo, a da Vidigueira.

Dos cerca de 500 hectares da exploração, 25 foram seleccionados para vinha, tendo sido plantadas castas tintas em 21 desses hectares, divididos em talhões, cada um dos quais apenas com uma casta.

O Herdade das Barras Tinto 2004 reúne as castas Syrah, Alicante Bouschet e Aragonez, enquanto que o Serros da Mina Tinto 2005 é formado por Aragonez, Trincadeira, Syrah, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon.

A adega recentemente construída permite à empresa apostar também no enoturismo, possibilitando aos visitantes provar os vinhos da herdade e realizar visitas guiadas, não só àquele equipamento, como também à vinha.

O X Concurso Mundial de Vinhos Wine Masters Challenge no Estoril foi também proveitoso para a Cooperativa Agrícola de Reguengos de Monsaraz (Carmim), a maior produtora do Alentejo.

A Carmim granjeou duas medalhas de prata, para o Reguengos Reserva Tinto 2005 e para o Garrafeira dos Sócios Tinto 2001, e a medalha de Vinho Recomendado para o Régia Colheita Branco 2006.

A Carmim é responsável, desde 1971, pela produção e comercialização de uma vasta gama de vinhos regionais alentejanos e DOC`s Alentejo, sendo a principal empresa da região, em representação de um milhar de associados.

RRL.

Lusa/Fim


PUB