Toshiba abandona formato HD DVD, Blue Ray ganha guerra dos formatos
Tóquio, 19 Fev (Lusa) - O grupo japonês Toshiba anunciou hoje que vai deixar de fabricar leitores e gravadores de DVD em formato de alta definição HD DVD, naquela que é uma vitória para o concorrente Blue-Ray, da Sony.
Numa má notícia para cerca de um milhão de pessoas que tinham em todo o mundo comprado aparelhos HD-DVD, a Toshiba, como explicou em comunicado, "decidiu que não desenvolverá, fabricará nem venderá mais leitores ou gravadores HD DVD", evocando "mudanças no mercado".
O formato HD DVD, concebido pela Toshiba e pela NEC, e o Blu-Ray Disc, desenvolvido pela Sony com o apoio da Matsushita e da Sharp, protagonizavam desde há vários anos uma guerra sobre os filmes e vídeos de alta definição em DVD, fazendo lembrar aquela que nos anos 80 opôs os formatos de cassete Beta e VHS (ganha pelo último).
Entretanto o Blu-ray tinha nos últimos meses conhecido uma série de vitórias, impondo-se junto dos estúdios de cinema norte-americanos e dos grandes distribuidores.
O anúncio da Toshiba surge depois de na passada Sexta-feira a líder mundial da distribuição Wal-Mart ter anunciado que passaria a comercializar exclusivamente o Blu-Ray, decisão que já havida tomado a distribuidora Best Buy.
No início de 2008 também os estúdios norte-americanos de cinema Warner Bros Entertainment anunciaram que iriam publicar os seus DVD de alta definição no formato da Sony, tal como tinham feito a 20th Century Fox, a Metro-Goldwyn-Mayer, a Disney e a Lionsgate.
A Toshiba e a Sony tinham iniciado discussões para tentar unificar os seus formatos, mas, por falta de acordo, decidiram deixar a opção ao mercado, ao comercializarem separadamente os seus leitores, compatíveis apenas com os respectivos formatos.
Com muitos consumidores a evitarem comprar os leitores e gravadores mais recentes por não saberem que formato escolher, é agora de esperar um aumento significativo das vendas de aparelhos Blu-Ray, segundo analistas.