Toyota espera vender 60 mil carros do novo `plug-in` Prius

Tóquio, 30 nov (Lusa) - A Toyota espera vender no próximo ano cerca de 60 mil carros da nova versão `plug-in` do Prius e irá começar a receber reservas a partir de hoje, anunciou a marca no Salão Internacional de Tóquio.

© 2011 /

A líder mundial de venda de carros refere, citada pela Associeted Press (AP), que o PHV Prius é um veículo "para alguém que quer mais do que um simples híbrido movido a gasolina e eletricidade". Ou seja, quando a bateria, que é carregada em casa ou em outro local com eletricidade, se esgota, a locomoção do carro torna-se híbrida, o que é diferente dos carros elétricos puros, que, até ao momento, têm autonomia reduzida.

"O novo `plug-in` é um carro ecológico da próxima geração que segue os passos do híbrido", disse o vice-presidente executivo Takeshi Uchiyamada, o engenheiro da Toyota, também conhecido como o "pai do Prius".

Segundo o construtor automóvel, o Prius `plug-in` terá uma autonomia de 26 quilómetros por cada carga, sendo que, por cada litro, é possível percorrer 61 quilómetros, variando conforme as condições da estrada.

O Prius `plug-in`, com cinco lugares, vem com uma nova bateria de lítio que, para além de recarregada por tomada, também o é durante a condução, tal como um automóvel híbrido.

Segundo os responsáveis da Toyota, o novo carro, denominado PHV Prius, será vendido no mercado europeu a cerca de 37 mil euros já com os subsídios incluídos.

Alguns dos grandes concorrentes da Toyota neste tipo de carros ecológicos são os modelos da General Motors, o Opel Ampera e o Chevrolet Volt, automóveis elétricos puros com um motor a gasolina como extensor de autonomia.

Takeshi Uchiyamada disse aos jornalistas em Tóquio que o `plug-in` "é a melhor solução para carros ecológicos, já que a maioria das pessoas não conduz mais de 20 quilómetros por dia" e os estudos da Toyota mostraram que a maioria dos condutores não quer usar carros elétricos com distâncias superiores a 100 quilómetros.

A Toyota já vendeu mais de 3,4 milhões de híbridos até agora em todo o mundo, incluindo o modelo Prius, o que, segundo os responsáveis "ajuda a reduzir os custos e permite oferecer produtos a preços acessíveis". A Honda, que também tem apostado na tecnologia híbrida, já vendeu 770 mil híbridos.

A aposta da Nissan vai mais para o carro elétrico puro, com o seu Leaf, que já vendeu em todo o mundo 17.500 carros.

Tópicos
PUB