Toyota investe 200ME para produzir novo motor diesel na Polónia
A Toyota anunciou hoje que vai produzir o seu novo motor diesel de 2.2 litros numa das suas fábricas da Polónia, que terá a sua capacidade produtiva reforçada com um investimento de 200 milhões de euros.
Segundo comunicado divulgado pelo fabricante japonês de automóveis, a produção do novo motor 2.2 litros diesel D-4D, que vai ser introduzido no modelo Avensis, vai arrancar com uma capacidade anual de 180 mil unidades.
A fábrica Toyota Motor Industries Poland (TMIP) vai receber um investimento de 200 milhões de euros, aumentando o número de postos de trabalho dos actuais 350 para 900, adianta ainda a empresa.
A outra unidade polaca (TMMP) vai receber um investimento de 400 milhões de euros, que permitirá aumentar a força laboral até 1.800 trabalhadores no final deste ano.
Esta fábrica começou em Janeiro a produzir os novos motores a gasolina e transmissões para o próximo modelo de passageiros de dimensões reduzidas, da Toyota, uma parceria com a PSA Peugeot Citroen.
A joint-venture entre o conglomerado automóvel francês e a Toyota estende-se ainda à República Checa, onde será produzido o novo veículo ligeiro de passageiros de reduzidas dimensões, o AYGO.
A produção da Toyota está actualmente concentrada em quatro outros países - Portugal (Ovar), França, Inglaterra e Turquia.
No ano passado, o fabricante japonês bateu o seu recorde de vendas na Europa, graças a uma subida de 10 por cento, para cerca de 916 mil unidades.
PDF.
Lusa/Fim