EM DIRETO
Depressão Marta. A evolução do estado do tempo ao minuto

Trabalhadores da Segurança Social com 1,9 milhões em prémios pela cobrança de dívida

Trabalhadores da Segurança Social com 1,9 milhões em prémios pela cobrança de dívida

O Governo atribuiu 1,93 milhões de euros para prémios de desempenho a trabalhadores da gestão da dívida da Segurança Social, que cobraram 759,08 milhões de euros em dívida em 2024, superando o objetivo de cobrança.

Lusa /
Pedro A. Pina - RTP

Numa portaria do Governo hoje publicada em Diário da República, foi fixado em 10% o montante percentual da taxa de justiça a atribuir ao Fundo de Cobrança Executiva (FCE) da Segurança Social, um sistema de recompensa criado em 2019 para dirigentes e trabalhadores da cobrança de dívida da Segurança Social.

Segundo a portaria, o objetivo de cobrança de dívida do Instituto de Gestão Financeira da Segurança Social (IGFSS) previsto para 2024 foi fixado em 660 milhões de euros, tendo a cobrança efetiva ascendido a 759,08 milhões de euros, pelo que o objetivo definido foi superado.

O montante de taxa de justiça cobrado em 2024 foi de cerca de 19,3 milhões de euros, pelo que aos dirigentes e trabalhadores são destinados mais de 1,9 milhões de euros.

O pagamento dos prémios, que consistem em 500 euros no caso dos dirigentes intermédios e técnicos superiores, e em 340 euros para os restantes trabalhadores, é feito trimestralmente, nos meses de março, junho, setembro e dezembro, segundo a legislação de 2019 que criou o fundo.

A percentagem destinada ao FCE da Segurança Social, criado para incentivar a cobrança de dívidas através de um suplemento remuneratório, à semelhança do que existe para os trabalhadores da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT), é definida anualmente mediante portaria do Governo.

Tópicos
PUB