Tráfego de passageiros da ANA aumentou 2,8% em setembro
Redação, 22 out (Lusa) - O tráfego de passageiros nos aeroportos ANA aumentou 2,8% em setembro em termos homólogos para quase três milhões de viajantes, registando o tráfego regular mais de 52.000 passageiros nos segmentos `low cost` e tradicional, segundo a empresa.
Já em termos acumulados o aumento do tráfego de passageiros foi de 1,5%, com o `low cost` a crescer 4,3%, ou seja, a conquistar mais 321,6 mil passageiros.
A tendência observada em setembro não foi igual em todos os aeroportos geridos pela ANA, tendo o aeroporto de Lisboa registado o maior aumento, de 4,8%, seguido pelo aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, com um crescimento de 2,1%, e depois o aeroporto de Faro, com uma subida de 0,2%.
Em termos acumulados, a tendência de subida no aeroporto de Lisboa situou-se nos 3%, no aeroporto Francisco Sá Carneiro nos 0,7% e no aeroporto de Faro nos 0,7%.
Tendência contrária verificou-se nos Açores, onde os aeroportos da ANA apresentaram um decréscimo de tráfego de 2,1% em termos homólogos e de 6,8% em termos acumulados.
O comunicado da ANA destaca ainda, por mercados, os crescimentos de França, Alemanha e Holanda, com 74 mil passageiros no conjunto, e os desempenhos da TAP, easyjet e Ryanair.
"Em agosto, TAP Portugal (36,7%), Ryanair (13,6%) e easyjet (12,1%) processaram 62,4% dos passageiros nos Aeroportos ANA", pode ler-se no comunicado.
Em termos acumulados, os mercados que registaram maior crescimento foram os de França, Alemanha, Holanda e Suiça, assim como a TAP Portugal, (mais 295,5 mil passageiros), a easyjet e a transavia.com merecem "destaque positivo" entre as transportadoras aéreas.