Transportadora japonesa ANA planeia cancelar 350 voos devido a problemas em motores

Tóquio, 26 ago (Lusa) -- A companhia aérea japonesa All Nippon Airways (ANA) anunciou hoje o eventual cancelamento de 350 voos domésticos previstos para o final do próximo mês por terem sido detetados defeitos nos motores Rolls-Royce da sua frota de Boeing 787.

Lusa /

Os cancelamentos vão afetar sobretudo a rota que liga Tóquio a outras das principais cidades do país como Fukuoka, Hiroshima ou Osaka.

Os voos internacionais não vão ser afetados, explicou a transportadora aérea em comunicado.

Até ao momento, a ANA apenas anunciou oficialmente a suspensão de nove voos domésticos previstos para hoje, apesar de os `media` japoneses darem por garantido que estas rotas permanecerão inoperacionais até ao final de setembro ou início de outubro devido à dimensão das reparações.

A medida foi tomada depois de a ANA ter detetado danos em alguns componentes dos motores fabricados pela Rollys-Royce, os quais terão sido provocados pela insuficiente proteção anticorrosiva dos aparelhos.

A ANA prevê substituir os componentes dos motores da meia centena de Boeing 787 que compõem a sua frota.

Segundo a empresa, o fabricante britânico notificou todas as companhias aéreas que têm aviões equipados com motores Rolls-Royce da necessidade de reparar estes dispositivos.

Em fevereiro e em julho, dois voos internacionais da ANA foram obrigados a regressar a terra após a decolagem depois de terem sido detetadas anomalias nos motores da Rolls-Royce.

Desde então, a ANA levou a cabo reparações em todos os motores dos seus 787 Dreamliners utilizados nas rotas internacionais.

No sábado passado, um problema idêntico forçou o retorno de outro voo doméstico entre Tóquio e Miyazaki.

Os cancelamentos de hoje vão afetar mais de 3.000 passageiros e custar à transportadora japonesa aproximadamente 55 milhões de ienes (484.800 euros), segundo estimativas do jornal económico Nikkei.

A ANA negoceia com a Rolls-Royce uma eventual indemnização pela suspensão das suas rotas e pelo custo das reparações, de acordo com o mesmo diário.

Tópicos
PUB