Transportes nas áreas metropolitanas recebem 727 ME

Os sistemas de transporte nas áreas metropolitanas vão receber investimentos de 727 milhões de euros até 2009, anunciou hoje a secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

Agência LUSA /

Este valor está incluído no Programa de Investimentos em Infra- estruturas Prioritárias (PIIP) apresentado na terça-feira pelo Governo e que prevê um montante global de 8,3 mil milhões de euros para o sector dos Transportes.

O investimento na melhoria da mobilidade nas áreas metropolitanas prevê a expansão da rede do Metropolitano de Lisboa e a conclusão da primeira fase do Metro da Margem sul do Tejo, revelou a secretária de Estado.

Ana Paula Vitorino, que falava durante o III Fórum Infra- estruturas e Transportes organizado pelo jornal Diário Económico, indicou que a melhoria nas ligações fluviais do Tejo e o Metro Ligeiro do Mondego estão também contemplados.

Para as tecnologias de informação e bilhética nos transportes estão previstos 53,2 milhões de euros até 2009, em projectos integrados de bilhética, sistemas de vídeo-vigilância, informação ao público, segurança e intermodalidade.

Relativamente à modernização ferroviária convencional, Ana Paula Vitorino anunciou até 2009 uma verba de 470 milhões de euros, a aplicar no eixo ferroviário Norte-Sul, no troço Braço de Prata/Chelas, nas linhas suburbanas de Sintra e Cascais, na linha do Sul, variante de Alcácer do Sal e na ligação ferroviária de mercadorias Sines/Elvas.

De acordo com a secretária de Estado, na ferrovia convencional deverá ainda optar-se pela "eliminação progressiva dos estrangulamentos da rede existente, conjuntamente com um plano de migração para bitola [medida entre carris] e sistemas de sinalização europeus".

A modernização do sistema marítimo-portuário absorverá 395 milhões de euros para tornar o sector "mais competitivo", Neste capítulo, Ana Paula Vitorino destacou a recuperação ambiental do Terminal Eurominas de Setúbal, a construção de um acesso ferroviário ao porto de Aveiro e a instalação da Agência Europeia de Segurança Marítima em Lisboa.

O alargamento do terminal de contentores de Alcântara, a construção de uma nova gare para passageiros no Jardim do Tabaco, a navegabilidade no rio Guadiana e a melhoria das acessibilidades e segurança nos rios Douro e Arade são outros projectos contemplados.

Quanto às plataformas logísticas, o destaque vai para infra- estruturas logísticas no Porto de Sines e na área metropolitana do Porto.

O sector dos Transportes absorverá 8,3 mil milhões de euros, o que representa um terço do total dos investimentos do Programa de Infra-estruturas Prioritárias anunciado pelo Governo.

PUB