TravelStore comprou Viajes Neptuno e vai duplicar crescimento de vendas em Espanha em 2007
A TravelStore, de viagens de negócios, comprou a espanhola Viajes Neptuno, permitindo duplicar o crescimento da facturação em Espanha este ano, e contribuindo para o objectivo estratégico de chegar aos 100 milhões de euros de vendas.
Num encontro com jornalistas, o presidente da Travel Store, Frédéric Frère, avançou hoje que a operação de compra da Viajes Neptuno, cujo valor o responsável se escusou a especificar, vai permitir duplicar o crescimento, mas também o volume de negócios total inicialmente previsto para Espanha e atingir 18 milhões de euros este ano, contra oito milhões em 2006.
A empresa juntou ao crescimento orgânico em Espanha a expansão através de aquisições, confirmando que se mantém atento a outras oportunidades, mas, "para já, a meta é consolidar a presença em Espanha" e desenvolver algumas áreas do negócio, nomeadamente relacionadas com formas de chegar aos clientes através da internet, explicou.
"O nosso plano para este ano estimava já um crescimento de cerca de cinco milhões de euros por via orgânica e esta aquisição representa um acréscimo de cinco milhões de euros a esses números", esclarece o presidente do grupo português.
Para já com a actividade centrada em Madrid, a TravelStore quer abranger todo o território espanhol, no segmento de viagens para empresas, e ficar entre as cinco maiores desta área de negócio, na Península Ibérica, quando conseguir atingir 100 milhões de euros de facturação em Espanha.
A empresa vai criar uma rede comercial nas principais cidades espanholas, como Barcelona, Valência, Sevilha ou Bilbao, e nos mais relevantes aeroportos do país.
"Espanha tem imenso potencial de crescimento no segmento de negócios e dentro de três anos, a sua contribuição para o total de vendas da TravelStore deverá superar a de Portugal", segundo a estimativa de Frédéric Frère.
"Desde que entrámos no mercado espanhol, em 2003, temos vindo a registar um crescimento muito dinâmico, através do aumento da nossa carteira de clientes e do nível de serviço que lhes prestamos, mas esta aquisição permite-nos acelerar o ganho de dimensão que pretendemos", fez questão de reafirmar o presidente da TravelStore.
"A longo prazo, o nosso objectivo é sermos uma das cinco maiores [empresas do segmento de viagens de negócios] da Península Ibérica", conclui o presidente do grupo português, sublinhando contudo que "a única forma de o alcançar é, antes de tudo, manter a ambição de ser os melhores".
Em Fevereiro, quando apresentou os resultados de 2006, Frédéric Frère referia que a estimativa de investimentos para este era de cerca de 830 mil euros, sendo 470 mil destinados à expansão em Espanha.
Na altura, numa visão de longo prazo, foi avançado que, até 2010 ou 2012, a meta era tentar atingir uma quota de cinco por cento no mercado ibérico das viagens de negócios.
As Viajes Neptuno, até agora liderada por Miguel Navarrete, tem sede em Madrid, mais de 25 anos de existência no mercado do serviço personalizado para empresas e, no ano passado, facturou mais de cinco milhões de euros.
No conjunto da sua actividade em Portugal e Espanha, a TravelStore deverá fechar 2007 com um volume de vendas de cerca de 50 milhões de Euros, mais 37 por cento que no ano passado.
Em Portugal, no ano passado, foi a empresa do segmento das viagens de negócios com o maior crescimento, e para 2007 as estimativas apontam um volume de vendas de 33 milhões de Euros, mais 14 por cento que no ano passado.
O grupo português TravelStore, cujo capital é detido pela holding dos promotores, "Travel Interest", pela API Capital e pela FT Capital de Risco, foi fundado em 2000.
As principais áreas de actuação da TravelStore são a gestão de viagens profissionais (business travel) e a organização de eventos corporativos e tem uma parceria com a American Express.