Troika diz que taxa de juros do empréstimo a Portugal "já é muito boa", revela CCP
Lisboa, 28 fev (Lusa) - O presidente da CCP afirmou hoje que os representantes da `troika` consideram que a taxa de juro do empréstimo de Portugal "já é muito boa" e até é mais competitiva em relação a outros países europeus.
"Disseram que a taxa [de juro] de Portugal já é muito boa e que há países que vão buscar dinheiro mais caro para depois emprestarem a taxas mais baixas a Portugal, através do Fundo" Europeu de Estabilização Financeira (FEEF), afirmou o presidente da Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), exemplificando com a Itália e a Eslovénia.
O responsável, que falava aos jornalistas à margem de uma reunião com a `troika` (Fundo Monetário Internacional, Comissão Europeia e Banco Central Europeu), no Conselho Económico e Social, em Lisboa, disse estar "extremamente preocupado" porque os credores internacionais mostraram uma "grande inflexibilidade em relação a um modelo de ajustamento que se revelou errado".
Para Vieira Lopes, a solução passa por relançar a economia portuguesa, através da promoção do investimento e da alteração do regime fiscal das empresas, mas alertou que, "sem um relançamento do mercado interno, não haverá capacidade de travar o encerramento massivo de empresas".
"Neste momento, insistir numa maior redução dos custos, depois da carga fiscal que já temos, terá efeitos recessivos no mínimo de 2 a 3 pontos percentuais, além daqueles dois que o Governo recentemente admitiu", disse.