Turismo cresceu em Aveiro o dobro da média nacional, revela a região de turismo
Aveiro, 01 out (Lusa) -- O setor do turismo cresceu em Aveiro cerca do dobro da média nacional e superou as restantes cidades da região, de acordo com dados hoje divulgados pela Turismo Centro de Portugal (TCP), com base nos atendimentos nos postos de turismo e nas dormidas vendidas.
"O turismo na cidade teve um comportamento extraordinário, comparativamente com o resto da região e o país", disse em conferência de imprensa Pedro Machado, presidente da TCP.
Os dados hoje apresentados "refletem a tendência de crescimento evidenciada desde janeiro de 2015", com mais 40% de atendimentos efetuados até final do mês de agosto, nos postos de turismo regionais.
De junho a agosto 2015, o posto de turismo de Aveiro registou mais 43,64% turistas espanhóis, 74,5% turistas franceses e 38,31 % turistas nacionais, entre mercados em crescimento.
Através da recolha de dados elaborada pelo Observatório da TCP, e relacionada com as dormidas durante os meses de verão, os estabelecimentos hoteleiros de Aveiro tiveram um crescimento de 11,29% nas dormidas em relação ao período homólogo de 2014, o que corresponde a um aumento de 7.155 dormidas, com o total de 70 556 camas vendidas.
"Há sub-regiões que têm menos camas vendidas do que só o crescimento de dormidas de Aveiro", disse.
Apesar disso, Pedro Machado conclui que "2015 é um ano de ouro para a Região Centro, já que também as outras sub-regiões tiveram algum crescimento e a própria entidade que dirige foi distinguida com o selo de "Melhor stand" na Bolsa de Turismo de Lisboa e recebeu o "globo de Ouro da Publituris.
Ainda estamos a tratar os dados de setembro, mas vamos suplantar os melhores números, mesmo antes da crise", vaticinou o presidente da região de turismo.
Pedro Machado adiantou que em 2016 deverá ser feito um esforço de internacionalização da marca Turismo Centro Portugal junto dos mercados emissores.
Para o efeito foi entregue quarta-feira à Turismo de Portugal uma candidatura conjunta com as regiões Porto Norte e Alentejo, visando um investimento de dois milhões de euros na divulgação externa.
O presidente da Câmara de Aveiro, Ribau Esteves, igualmente presente, disse-se entusiasmado com os resultados "excecionais" da cidade, no cômputo do movimento turístico, que atribuiu à "abertura de um novo ciclo que soma capacidades de realizar e tem nos operadores privados os principais motores do processo".
O autarca lembrou ter "arrumado" a polémica taxa turística, pela qual Aveiro "foi notícia, até 2013, pela negativa, devido à litigância (do anterior executivo municipal) com os hoteleiros e os operadores marítimo-turísticos".