Turismo de Portugal já tem um representante permanente na China
Pequim, 11 nov (Lusa) - O Turismo de Portugal já tem um representante permanente na China, abrindo uma nova fase na promoção do país no maior emissor mundial de turistas, disse hoje à agência Lusa fonte da Secretaria de Estado do Turismo.
Trata-se de Inês Cunha Alves, 38 anos, especialista em relações internacionais e empreendedorismo, ligada à China há quase uma década.
Inês Cunha Alves assumirá formalmente o cargo durante a visita a China do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, de 13 a 16 de novembro, indicou a mesma fonte.
Aquele governante português vai participar numa grande feira internacional do setor em Xangai, a China International Travel Market, onde apresentará uma campanha de promoção especialmente concebida para a China, centrada na figura de Cristiano Ronaldo.
"C Luo" (Cristiano Ronaldo em chinês) é o português mais conhecido na China e quando se fala em Portugal, muitos chineses associam logo o nome do país ao futebol e em particular aquele jogador.
A colocação de um delegado permanente do Turismo de Portugal na China, enquadrado na embaixada do país em Pequim, foi anunciada há um ano pelo vice-primeiro-ministro português, Paulo Portas.
"É preciso trabalhar mais para receber mais turistas chineses, que, aliás, têm um gasto per capita interessante", disse na altura Paulo Portas.
Segundo algumas estimativas, apesar de não existirem ligações aéreas diretas entre os dois países, o número de turistas chineses que visitaram Portugal nos últimos quatro anos mais do que triplicou, ultrapassando os 74 mil em 2013.
Quase cem milhões de chineses viajaram para fora da China Continental em 2013 e o número deverá continuar a crescer acima dos dois dígitos nos próximos anos, acompanhando o desenvolvimento económico do país e a emergência da sua nova classe média.
Os turistas chineses são também considerados os que mais gastam nas suas viagens, nomeadamente em compras de artigos de marca.
Inês Cunha Alves já trabalhou na delegação da AICEP (Agência para o Investimento e Comercio Externo de Portugal) em Pequim, em 2007 e 2008, e foi uma das responsáveis do Pavilhão de Portugal na Exposição Mundial de Xangai, em 2010.
Antes de ser nomeada para o novo cargo, dirigia o escritório de representação em Xangai de um grupo português produtor de vinhos.