EM DIRETO
Guerra no Médio Oriente. Acompanhe aqui, ao minuto, a evolução do conflito

Turismo do Centro pede apoio de Ana Abrunhosa para "concretizar ambição" de aeroporto regional

Turismo do Centro pede apoio de Ana Abrunhosa para "concretizar ambição" de aeroporto regional

O presidente da Turismo do Centro pediu hoje à ministra da Coesão Territorial que "ajude a concretizar a ambição do Centro de dispor de um aeroporto regional", considerado vital para impulsionar a economia da região.

Lusa /

"O Turismo do Centro e o seu presidente consideram que ministra Ana Abrunhosa é o membro do Governo mais bem posicionado para poder concretizar esta ambição da região", defendeu Pedro Machado, numa referência ao facto de a ministra ter liderado durante muitos anos a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC).

Pedro Machado tem defendido desde 2017 a possibilidade de abrir a voos civis a Base Aérea de Monte Real, em Leiria, considerando que seria uma solução barata e eficiente para servir a região.

O líder daquela Entidade Regional defende a adaptação para voos comerciais da Base Aérea de Monte Real, adiantando que teria "vantagens óbvias" para o santuário de Fátima e para a região.

"A abertura de Monte Real à aviação civil é uma janela de oportunidade para a região e para o país, que será possível com um investimento de 30 milhões de euros, infinitamente menor do que outros investimentos", reafirma o líder da Turismo do Centro.

Machado tem assegurado diversas vezes que a adaptação de Monte Real a voos comerciais "será rápida e relativamente barata", citando um estudo da firma alemã de consultoria estratégica Roland Berger, que aponta para um investimento de 25 milhões de euros em seis meses.

Precisamente há um ano, o primeiro-ministro, António Costa, revelou em Leiria que, como chefe do Governo, "pegou em "alguns projetos fundamentais" para o distrito, nomeadamente a eletrificação da linha do Oeste e a abertura da Base Aérea de Monte Real ao tráfego civil, antiga aspiração da Turismo do Centro e de autarcas locais.

António Costa revelou que conversou com Raul Castro, então presidente da Câmara de Leiria, e com o chefe de Estado Maior da Força Aérea da altura, sob o destino da Base Aérea, depois do dia em que o papa Francisco aterrou em Monte Real, para celebrar o Centenário das Aparições de Fátima.

Pedro Machado relembra agora as declarações do primeiro-ministro, avançando que "está na hora" de dotar o Centro do país com um aeroporto que garanta a chegada regular de visitantes e que sirva de escoamento para os bens produzidos nas empresas da região.

O apelo do líder da Turismo do Centro surge depois de Ana Abrunhosa ter "exortado todos os interessados" no novo aeroporto daquela região a unirem-se em redor de um projeto, trabalharem em conjunto e garantirem que é sustentável.

Tópicos
PUB