Turismo Equestre poderá ser o "novo golfe" de Portugal
Alter do Chão, Portalegre, 16 Mai (Lusa) - O presidente da Fundação Alter Real, Vítor Barros, considerou hoje que o turismo equestre poderá ser o "novo golfe" para Portugal oferecer aos turistas.
O responsável, que falava num seminário inserido no primeiro Congresso Internacional de Turismo Equestre, na Coudelaria de Alter do Chão (Portalegre), considerou que o clima, a segurança, a potencialidade do Cavalo Lusitano e o ambiente rural do país "tem tudo para ter sucesso do lado da oferta".
"Alguém recentemente disse que o cavalo é o golfe dos novos tempos e, de facto, é verdade. Nós temos matéria-prima suficiente para desenvolver esta área", disse Vítor Barros aos mais de 180 congressistas.
O Congresso Internacional de Turismo Equestre, que decorre até sábado, conta com a participação de mais de 180 congressistas de vários países europeus e dos Estados Unidos da América (EUA).
Promovido pela Federação Internacional de Turismo Equestre (FITE), o congresso tem para oferecer aos participantes vários seminários sobre o turismo equestre e as potencialidades de Portugal nesta área.
Considerado um sector em expansão, o turismo equestre já deu importantes passos a nível internacional com a criação de grandes operadores turísticos, espalhados pelos cinco continentes.
Em Portugal, ainda são escassos os complexos de turismo equestre certificados pela Federação Equestre Portuguesa e tão pouco existem operadores turísticos especializados.
De acordo com Vítor Barros, a França, Itália, Reino Unido e Alemanha são os países onde este segmento de mercado já está "extremamente evoluído".
Durante um dos painéis de discussão, o presidente da Câmara Municipal de Alter do Chão, Joviano Vitorino, destacou todo potencial do cavalo Lusitano/Alter Real, no desenvolvimento sustentável daquela região.
O autarca chegou mesmo a comparar o jogador da selecção portuguesa de futebol Cristiano Ronaldo à "pérola" que é o cavalo Lusitano/ Alter Real.
"Vem aí o campeonato europeu de futebol e Portugal tem uma pérola chamada Cristiano Ronaldo. Alter do Chão e toda esta região têm o desafio do desenvolvimento sustentado apoiado no turismo e tem também uma pérola, o cavalo Lusitano", disse.
O primeiro Congresso Internacional de Turismo Equestre conta com a presença de profissionais do sector do turismo equestre, federações, as associações dos 14 países que integram a FITE, operadores turísticos, agências e empresas de promoção e organização de eventos da Europa e EUA.
A iniciativa promovida pela FITE, fundada em 1975, conta ainda com o apoio de uma comissão organizadora constituída pela Federação Equestre Portuguesa, Câmara Municipal de Alter do Chão, Fundação Alter Real e Associação Nacional de Turismo Equestre
HYT.
Lusa/Fim