"Turismo português" em seminário no Estado da Baía

Representantes dos principais grupos portugueses do sector turístico participam a partir de quarta-feira num seminário no Estado da Baía, região Nordeste do Brasil, informou hoje uma fonte consular.

© 2007 LUSA - Agência de Notícias de Portugal, S.A. /

O "Nordeste Invest 2007" decorre até sábado, no Hotel Pestana, na capital Salvador, com a presença da ministra do Turismo do Brasil, Marta Suplicy, salientou o cônsul de Portugal, João Sabido Costa.

Portugal será representado por executivos das redes hoteleiras Pestana, Vila Galé, Dom Pedro, Fernando Barata e Luna, além das empresas imobiliárias Garvetur, Couto Brochado e Consultan.

O director do grupo Pestana, José Roquette, fará uma conferência sobre "A União entre o Turismo e o Mercado Imobiliário".

Reinaldo Teixeira e Jorge Chaskelmann, respectivamente, presidente da imobiliária Garvetur e director do projecto Aquiraz, vão falar sobre "O Papel de Portugal no Desenvolvimento Turístico e Imobiliário do Nordeste Brasileiro".

Actualmente, os maiores grupos hoteleiros portugueses como o Pestana, Vila Galé, Reta Atlântico, Somague e Alexandre de Almeida mantêm investimentos na Baía, um dos principais destinos turísticos do Nordeste brasileiro.

O Aquiraz Golf & Beach Villas será o maior complexo turístico da América Latina, com capacidade para receber um milhão de turistas por ano, ou 20 por cento do total de turistas estrangeiros que visitam o Brasil.

O complexo será construído por um grupo de investidores, entre eles o Banco Privado Português (BPP), no Estado do Ceará, num investimento de 210 milhões de euros.

Em 2005, o grupo Pestana adquiriu o Convento do Carmo, uma construção de 1682, localizado no centro histórico de Salvador, no primeiro passo no processo de internacionalização das Pousadas de Portugal.

O grupo português Alexandre de Almeida adquiriu recentemente o Hotel Palace, também no centro histórico de Salvador.

O Vila Galé, segundo maior grupo hoteleiro de Portugal controla três hotéis no Brasil, dois em Salvador e outro em Fortaleza, no Estado do Ceará.

O Hotel Vila Galé Marés, Spa & Resorts, com um total de 516 apartamentos, construiu na praia de Guarajuba, a 40 quilómetros de Salvador, num investimento de 18,5 milhões de euros.

O grupo Somague está a construir um hotel de luxo em Itacaré, na região Sul da Baía, num investimento de 60 milhões de euros.

O grupo Reta Atlântico está a investir 45 milhões de euros na construção de um complexo hoteleiro e imobiliário, na Vila de Imbassaí, a 60 quilómetros ao Norte de Salvador, o primeiro investimento do grupo no Brasil.

O empreendimento turístico terá três hotéis com 850 camas, três condomínios residenciais com 489 casas e áreas de entretenimento com clubes, restaurantes, bares e lojas, além de mil metros de praia privativa.

Um recente estudo divulgado pela Bahiatursa, empresa pública responsável pela promoção turística do Estado, indicou que a Baía deverá receber investimentos de três mil milhões de euros no sector do turismo até 2020.

O Estado tem actualmente 43 voos internacionais por semana, com ligações diárias a Lisboa, através da TAP, e a 30 importantes cidades europeias.


PUB