TV Cabo vai lançar aluguer de filmes no cabo e no satélite - Administrador
Lisboa, 12 Mai (Lusa) - A TV Cabo vai lançar novas funcionalidades no serviço de televisão por cabo e satélite, como o aluguer de filmes e ecrãs interactivos, disse à Agência Lusa Luís Lopes, administrador responsável pela área de marketing da Zon Multimédia.
"Vamos acrescentar novas funcionalidades nos próximos três a seis meses, como o `video on demand` [aluguer de filmes], novos interfaces interactivos e capacidade de memória de 250 gigabites, o que permite até 200 horas de gravação digital", afirmou o responsável da Zon Multimédia, grupo proprietário da TV Cabo.
Os novos aparelhos de recepção que a TV Cabo vai colocar no mercado até ao fim do mês, para os clientes de cabo e de satélite, já estarão equipados para estas funcionalidades interactivas, acrescentou Luís Lopes.
Este anúncio surge na sequência da notícia, hoje divulgada pela Lusa, de que a PT vai aumentar a capacidade de gravação digital dos aparelhos de recepção do Meo das actuais 60 horas para 140 horas.
Por outro lado, a aposta no `video on demand` coloca a TV Cabo em concorrência com o Meo, que actualmente disponibiliza acima de 1000 filmes no seu videoclube. Para competir nesta área com uma "oferta qualitativa", a Zon vai fazer uso dos conteúdos da Lusomundo, empresa de audiovisuais que pertence ao grupo, disse Luís Lopes.
O `video on demand` vai estar também disponível no serviço TV Cabo Satélite. Para tal, será necessária a "existência de uma ligação internet, através da linha fixa ou da banda larga móvel", de forma a que exista interacção com o satélite, afirmou o responsável. A banda larga móvel poderá desempenhar um importante papel nesta área, uma vez que a Zon pretende avançar com a criação de um operador móvel virtual no segundo semestre. Este operador virtual vai comercializar placas de acesso à internet móvel, a par dos tradicionais serviços de voz móvel.
A TV Cabo arrancou na sexta-feira com o período de pré-adesão aos novos aparelhos de recepção [`boxes`], que vão permitir a recepção de canais em alta definição, tecnologia que permite maior qualidade de imagem. Os novos aparelhos vão começar a ser comercializados até ao final de Maio.
"O preço das novas `boxes` ainda não está definido, mas o custo de aluguer deverá andar próximo do valor normal de mercado", acrescentou Luís Lopes. Actualmente, o aluguer mensal de `boxes` no mercado português de televisão por subscrição custa em média 5 euros por mês.
"Cem por cento dos clientes que comprem as novas boxes terão acesso à alta definição, desde que os seus televisores sejam compatíveis", concluiu o administrador.
O Euro 2008, que tem início no dia 7 de Junho, está no centro de uma `corrida` entre a TV Cabo e a PT (dona do Meo). A TV Cabo está em negociações com a TVI e a SporTV, empresas que possuem os direitos de transmissão dos jogos do Euro 2008 para Portugal, para poder transmitir o campeonato em formato de alta definição.
Para a Zon, é importante chegar a acordo com a TVI, uma vez que a rival PT anunciou hoje ter chegado a acordo com aquela estação de televisão, para poder transmitir os jogos do Euro 2008 em alta definição. Ao contrário da SporTV, que apenas está acessível aos seus assinantes, a TVI é um canal em sinal aberto.
FAL
Lusa/Fim