Unidade de Almeida fica nas Pousadas de Portugal em franchising
A Pousada Nossa Senhora das Neves, em Almeida, continua na rede das Pousadas de Portugal, mas em regime de franchising, após a aquisição pela Turisalmeida, que está a remodelar a unidade hoteleira, disse hoje fonte da empresa.
Uma das sócias da empresa, Ana Paula Almeida, explicou à agência Lusa que a aposta na Pousada implica investimentos de 1,5 milhões de euros, incluindo o projecto de alterações na Pousada e o valor da aquisição à Enatur.
O objectivo da Turisalmeida é aumentar a taxa de ocupação dos actuais cerca de 50 por cento para 80 por cento, o que Ana Paula Almeida espera conseguir com os melhoramentos em curso, a redução de 20 para 12 funcionários e a divulgação no mercado Espanha, muito próximo de Almeida, no distrito da Guarda.
A unidade vai ainda usufruir da promoção feita na rede das Pousadas de Portugal, actualmente geridas pelo grupo Pestana, e da sua central de reservas.
Mas, também em termos de facturação a meta é mudar e crescer até aos 500 mil euros no final do primeiro ano de funcionamento.
Este valor foi conseguido em 1999/2000, quando a Pousada de Almeida atingiu o melhor resultado de sempre, referiu Ana Paula Almeida, fazendo questão de salientar o "enorme esforço e trabalho que o objectivo marcado representa".
As obras e alterações na Pousada vão sendo feitas ao mesmo tempo que o serviço continua a funcionar pois os novos proprietários preferiram não encerrar.
A remodelação inclui melhorias nos 21 quartos, a instalação de um sistema de ar condicionado, uma piscina, o aumento da sala de jantar, até porque "há que aproveitar a cozinha óptima e a boa relação preço/qualidade".
O franchising permite a utilização da imagem das Pousadas de Portugal e a utilização da sua Central de Reservas.
Implica o pagamento de cinco por cento da facturação da parte da Turisalmeida, uma percentagem que "é de 10 por cento quando as reservas são feitas pela central", explicou Ana Paula Almeida.
A Pousada Nossa Senhora das Neves, que está na vila histórica de Almeida, constava da lista de unidades que a Enatur decidiu retirar da rede e "mudou de mãos" no início de Setembro.
Em Dezembro do ano passado, o responsável pela Pestana Pousadas, José Roquette referia que do plano de expansão (anterior à privatização e ao plano do Pestana Pousadas) constava a saída das unidades de Castelo de Bode, Serpa, Monsanto (passou para a Câmara Municipal), Caramulo, e Almeida faziam parte da lista.
A Pousada de Belmonte é outra unidade a funcionar no regime de franchising.
A empresa Turisalmeida desenvolve a sua actividade no turismo de habitação, tem cinco casas em Almeida, uma delas a funcionar, outra a abrir dentro de um mês e as restantes à espera de obras de remodelação.