Unidade Local de Saúde da Guarda instala novo sistema de gestão hospitalar
Guarda, 05 abr (Lusa) - A Unidade Local de Saúde da Guarda iniciou a instalação do novo sistema de Gestão Hospitalar de Armazém e Farmácia (GHAF), nos hospitais de Guarda e Seia, que representa ganhos económicos "muito significativos" para a instituição.
Segundo a Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda, presidida por Carlos Rodrigues, o GHAF "será implementado de forma gradual, até ao final desta semana", no Hospital Sousa Martins, na Guarda, e no Hospital Nossa Senhora da Assunção, em Seia.
"O mesmo sistema será implementado nas Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados a partir do dia 17 de abril", anuncia a fonte em comunicado hoje enviado à agência Lusa.
Na nota, a ULS refere que o novo sistema de gestão "marca a alteração do paradigma tradicional de funcionamento organizacional" da instituição.
"Esta mudança representa um grande passo em frente para a ULS da Guarda, visto que vai libertar milhares de linhas de informação em papel que circulam diariamente de piso em piso, de corredor em corredor, de mão em mão", é referido.
O documento esclarece que, para além desta modernização, o programa "vai permitir um efetivo combate ao desperdício, através de uma correta gestão de `stocks` (de medicamentos e de consumíveis)".
"Consequentemente, esta solução representa ganhos económicos muito significativos para a instituição, bem como uma eficácia acrescida na prestação de serviços de saúde à população", explica a direção da ULS.
A fonte refere que a implementação do novo programa de gestão "é o cumprir de mais um dos objetivos traçados no início de mandato" pelo atual Conselho de Administração liderado por Carlos Rodrigues.
O GHAF é um dos programas que está integrado num conjunto de projetos que integram uma candidatura efetuada, em 2015, pela ULS/Guarda, ao Programa Portugal 2020, no valor global de 1,2 milhões de euros.
A ULS da Guarda integra dois hospitais (Hospital Sousa Martins - Guarda e Nossa Senhora de Assunção - Seia) e 13 centros de saúde, e presta assistência a cerca de 150 mil habitantes.