Valor do salário mínimo é hoje conhecido

O Governo deverá anunciar hoje, na reunião com os parceiros sociais, a actualização do salário mínimo nacional (SMN) para 2008. O aumento deverá rondar os 5,5 por cento, tendo em conta o valor alcançado no ano passado em Concertação Social.

RTP /
Valor deverá rondar os 426,50 euros RTP

O valor anunciado hoje não deverá distanciar-se dos 426,50 euros, o meio termo entre os actuais 403 euros e os 450 euros assumidos até 2009. O ministro do Trabalho e Solidariedade Social assegurou que o acordo assinado em 2006 “vai ser prosseguido sem nenhum desvio”.

Vieira da Silva reuniu-se, na passada quarta-feira, com os parceiros sociais para discutir a actualização do SMN para o próximo ano, mas da reunião acabou por não sair qualquer valor, depois das questões levantadas pelas confederações patronais.

Os patrões defendem que a evolução significativa do SMN deverá ser acompanhada por programas de aumento da competitividade e apontam como exemplo a alteração da legislação laboral.

As confederações patronais sustentam que o acordo tripartido assinado o ano passado previa, além do aumento do salário mínimo, medidas de apoio às empresas que, segundo os patrões, não estão a ser concretizadas.

No entanto, Vieira da Silva já avisou que a actualização do SMN “não está de maneira nenhuma condicionada pela alteração da legislação laboral”.
PUB