Vencimentos dos médicos cubanos triplicam mas continuam baixos

A subida dos vencimentos dos médicos e paramédicos é substancial se se tiver em conta o ponto de partida, mas nem de longe aproxima esses vencimentos aos praticados em países europeus, por exemplo: do equivalente a 15 euros que ganhavam até agora, os médicos cubanos passarão a ganhar o equivalente a 44 euros.

RTP /
Ueslei Marcelino, Reuters

A notícia hoje inserida no diário oficial Granma refere que a medida de aumento de salários irá vigorar a partir do dia 1 de Junho próximo e afectar 440.000 trabalhadores do sector da Saúde. Segundo o Granma, pretende-se desse modo contribuir "para a estabilidade e qualidade dos serviços médicos prestados à população, bem como para cumprir os compromissos internacionais".

O princípio invocado para o aumento generalizado de salários no sector da Saúde é o de "a cada um segundo o seu trabalho" - algo diferente do princípio comunista inscrito na ideologia oficial cubana, "de cada um segundo as suascapacidades, a cada um segundo as suas necessidades".

Mas, para além da fundamentação ideológica, está o conhecido problema que coloca a exportação de pessoal médico para outros países, como Angola, Brasil ou Venezuela, ao abrigo de acordos de cooperação com Cuba. Só no Brasil trabalham actualmente cerca de 11.000 médicos cubanos.

Os médicos cubanos a trabalharem no exterior recebem boa parte dos salários em pesos cubanos, depositados em Cuba, sendo o Estado cubano pago em divisas por essas cooperação médica. No entanto, as possibilidades de acesso a moedas fortes por parte dos médicos em comissão no estrangeiro é evidentemente superior à dos seus colegas a trabalharem em Cuba, cavando-se assim um fosso que desestabiliza todo o sistema.

O artigo de Granma sublinha, por outro lado, que "no processo de reorganização realizado no sector da Saúde durante o período de 2010-2013 se reduziram 109 mil trabalhadores e cerca de 2.000 milhões de pesos em despesa do Orçamento, sem afectar a qualidade dos serviços prestados, facto este que viabilizou este aumento de salários".
Tópicos
PUB