Venda do bcpbank Canada concluída em Outubro
A venda do bcpbank Canada à sociedade canadiana BMO Financial Group deverá ser concretizada dentro de três meses, afirmou hoje à agência Lusa o presidente executivo da instituição portuguesa.
Ricardo Valadares afirmou à Lusa que, após a assinatura do contrato-promessa de transacção de 100 por cento da filial portuguesa do Banco Comercial Português (BCP) no Canadá, o BMO solicitará as autorizações necessárias para a concretização do negócio, aguardando que a operação ocorra em finais de Outubro.
O bcpbank Canada dispunha de uma rede de oito balcões localizados na província do Ontário, principalmente na zona de Toronto e contava 120 funcionários.
Com a alienação de 100 por cento do capital do bcpbank Canada, o grupo BCP arrecadará 28,4 milhões de euros, a que corresponde uma mais-valia bruta de 8,9 milhões de euros, e encerrará toda a actividade no Canadá, mantendo apenas na América do Norte as operações nos EUA.
Segundo o presidente executivo do bcpbank Canada, "ficaram asseguradas todas as operações de remessas dos emigrantes portugueses", que passarão a ser efectuadas por intermédio do BMO.
Em 2005 o bcpbank realizou um volume de 140 milhões de dólares canadianos (cerca de 97 milhões de euros) em remessas de emigrantes portugueses, o que representa 75 por cento do total enviado do Canadá para Portugal.
"O BMO continuará igualmente a fazer as provas de emigrante [aos clientes portugueses]", acrescentou Ricardo Valadares.
Estas provas de emigrante são uma certificação que garante em Portugal os benefícios decorrentes do estatuto de emigrante, tal como isenções fiscais e acesso a Contas Poupança Emigrante.
Este responsável adiantou, por outro lado, que "os 120 funcionários que o bcpbank Canada detém serão transferidos para o BMO, uma vez que com a venda assumiu também essa responsabilidade".
Em comunicado divulgado em Toronto, o presidente executivo do BMO Financial Group salientou que "esta aquisição traduz o nosso empenho em continuar a investir na banca de retalho canadiana e dá-nos a oportunidade de aprofundar o nosso relacionamento com esta importante comunidade [luso-canadiana]".
"Não só iremos disponibilizar aos clientes do bcpbank Canada uma gama mais vasta de produtos e serviços financeiros, como esta aquisição nos dará uma maior abertura a esta excelente área de negócio mediante a disponibilização de serviços financeiros multiculturais destinados às várias gerações de canadianos", referiu Frank Techar.
Apesar de no comunicado do BMO Financial Group (antigo Bank of Montreal) citar que o bcpbank totalizava 28 mil clientes, Ricardo Valadares retorquiu que o número efectivo de clientes é 56 mil, justificando a discrepância com um diferente método de contabilização do BMO.
No último exercício, o grupo financeiro BMO possuía activos totais superiores a 312 mil milhões de dólares canadianos (217 mil milhões de euros) e 34 mil empregados, detendo várias instituições financeiras presentes na banca de retalho, banca de investimentos e gestão de activos.