Venda do Novo Banco sem custos públicos, reitera Governo

O Governo reitera que a venda do Novo Banco a privados não vai ter impacto nas contas públicas ou encargos para os contribuintes.

Marina de Castro /

Foto: Reuters/Rafael Marchante

O Governo garante que a venda do Novo Banco a privados não terá impacto nas contas públicas ou encargos para os contribuintes e acautelará a estabilidade do sistema financeiro. A garantia, divulgada por intermédio de uma nota informativa emitida pelo Ministério das Finanças, surge um dia depois de ser anunciado que a Lone Star é a mais bem colocada.

O Banco de Portugal anunciou na quarta-feira que vai convidar o fundo norte-americano para um "aprofundamento das negociações" e hoje o Ministério das Finanças manifesta esperança que "o aprofundamento das negociações que agora se inicia permita concluir com celeridade este processo" e ultrapassar as condicionantes existentes.

O Ministério das Finanças adianta ainda estar a analisar em detalhe a informação enviada pelo Banco de Portugal, destacando "existirem neste momento várias propostas para a aquisição do Novo Banco".
PUB