Venezuela suspende verificação da dívida com Panamá
Caracas, 07 mar (Lusa) - O ministro venezuelano das Relações Exteriores, Elias Jaua, anunciou hoje que a Caracas suspendeu as ações de verificação da dívida que a Venezuela mantém com o Panamá.
"Fica suspensa a verificação dessa dívida, enquanto no Panamá não houver um Governo sério que respeite as relações que devem manter o respeito mútuo", disse Elías Jaua, à Unión Rádio Notícias.
O anúncio do ministro venezuelano tem lugar depois de o Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciar, quarta-feira, a rutura de relações diplomáticas e económicas com o Panamá, por alegada intromissão panamiana nos assuntos internos do país.
Segundo Elías Jaua as relações comerciais foram alvo de "todo tipo de ações fraudulentas, tanto de comerciantes panamianos como de venezuelanos" que as transformaram num espaço de "podridão" e de "corrupção".
"Temos trabalhado com um lenço no nariz, verificando essa podridão em que se converteu essa relação comercial e por isso, isso também fica suspensa", frisou.
Entretanto empresários de ambos países manifestaram preocupação pela suspensão das relações bilaterais, com o presidente da Federação de Câmaras de Comércio da Venezuela, Francisco Martínez, a explicar que "nenhum empresário estava preparado para uma medida como essa" e que "a mensagem é negativa e prejudica ambas nações".
Por outro lado, Leopoldo Benedetti, gestor da Zona Livre de Colón, explicou à imprensa do Panamá que os empresários venezuelanos devem cerca de 2.000 milhões de dólares (1.443 milhões de euros) de dívidas a empresas locais, principalmente devido à falta de liquidez de dólares na Venezuela e ao sistema de controlo cambial vigente que impede os venezuelanos de terem livre acesso a divisas para importações.
A agência Lusa tentou, sem sucesso, contatar com empresários luso-venezuelanos que mantêm negócios com associados no Panamá.
Na quarta-feira Nicolás Maduro anunciou a rutura das relações bilaterais diplomáticas e económicas com o Panamá.
No centro da polémica está uma proposta do Panamá para que uma delegação da Organização de Estados Americanos visite a Venezuela para analisar a crise no país, o Caracas rejeita.