Veolia Água vai criar carta de compromissos nas 4 concessões em Portugal

A Veolia Águas, empresa de saneamento e abastecimento de água, vai criar uma carta de compromissos nas quatro concessões que detém em Portugal, que prevê o pagamento de 10.000 litros de água aos clientes em caso de incumprimento.

Agência LUSA /

Esta carta de compromissos visa "privilegiar a qualidade das relações a nível local, quer com os clientes municipais ou industriais, quer com os clientes consumidores", disse em entrevista à Lusa o presidente do conselho de administração da empresa, Jocelyn Gourlet.

A Veolia Águas tem quatro concessões municipais em Portugal:

Valongo, Mafra, Ourém e Paredes.

A ideia de criar uma carta de compromissos foi lançada no ano passado, com a concessão de Valongo, mas a empresa espera nos próximos seis meses conseguir alargar a iniciativa aos restantes três concelhos, abarcando 250 mil clientes.

Trata-se de "um documento contratual para todos os clientes consumidores com um conjunto de oito compromissos em termos de prazos de resposta de pedidos, prazos de realização de ramais, qualidade da informação prestada, entre outros", disse Goulert.

O processo é simples: a cada cliente, a Veolia Água oferece uma carta de compromissos onde estão descritos todos os deveres da empresa e todas as circunstâncias passíveis de reclamação.

Entre outros, a empresa compromete-se a intervir num prazo de duas horas em problemas de abastecimento de água e no prazo de quatro horas em problemas de águas residuais, a restabelecer ligações num prazo de 24 horas ou a responder a todas as dúvidas colocadas por telefone ou pessoalmente no imediato ou num prazo de 15 dias para as escritas.

"Se a seguir não conseguirmos cumprir vamos reembolsar o cliente em 10.000 litros de água", garantiu o presidente.

Jocelyn Gourlet revelou que em 2005, a empresa "algumas dezenas de reclamações" no município de Valongo, numa população total de 35 mil habitantes, "o que não representou mais de 0,1 por cento".

"É uma ferramenta de formalização de um conjunto de compromissos perante os nossos clientes consumidores e é uma ferramenta de gestão interna, de mobilização dos recursos da empresa no âmbito de uma aposta na nossa capacidade de melhorarmos a qualidade dos serviços prestados", defendeu Gourlet, acrescentando que com isso mostram que quando não cumprem pedem "oficialmente desculpas ao cliente" e mostram vontade de melhorar.

A Veolia Água é a divisão portuguesa do grupo Veolia Environment, empresa francesa presente em Portugal desde 1991 a operar no sector da gestão de água, resíduos e serviços associados à energia e aos transportes.

Três anos depois da entrada no país ganhou a concessão municipal do abastecimento de água e saneamento do concelho de Mafra, na altura sob o nome Compagnie Générale des Eaux Portugal.

Enquadrada numa política de expansão, a empresa alargou durante os anos seguintes o número de concessões e garantiu em 1996 a gestão do abastecimento no município de Ourém, em 2000 em Valongo e um ano depois em Paredes.

O ano de 2006 marcou a mudança de nome de Compagnie Générale des Eaux Portugal para Veolia Água, segundo Jocelyn Gourlet, com o objectivo de uniformização das diferentes marcas, já que cada uma das concessões tinha uma designação diferente, e o reforço do espírito de grupo da equipa.

A mudança de nome em Portugal acompanhou a alteração de designação da empresa-mãe, actualmente Veolia Environment.

Actualmente a empresa funciona com mais de 300 colaboradores e serve uma população de mais de 250 mil pessoas dos municípios de Ourém, Mafra, Paredes e Valongo.


PUB