Vicaima investe 1ME na aquisição de uma linha de envernizamento ecológica
Porto, 11 Dez (Lusa) - A empresa de madeiras Vicaima anunciou hoje ter investido um milhão de euros na aquisição de uma linha de envernizamento ecológica, que permitirá reduzir o impacto ambiental associado ao consumo de recursos naturais e emissões gasosas.
Em comunicado, a empresa especializada em portas de interior explica que o investimento se insere na política de responsabilidade ambiental e social da Vicaima.
"Esta nova tecnologia utiliza vernizes UV ou com base aquosa e permite a eliminação de gás no processo produtivo, o que garante vantagens ecológicas", acrescenta.
Segundo a Vicaima, o projecto, com impacto ao nível da eficiência energética, aumentará ainda a capacidade instalada em mais 160 unidades/hora e garantirá melhorias na qualidade do produto final.
Permitirá ainda uma "maior flexibilidade no desenvolvimento de novos acabamentos", refere a empresa liderada por Arlindo Costa Leite.
O grupo Vicaima conta actualmente com cerca de 1.200 colaboradores e dedica-se, maioritariamente, à transformação e distribuição de madeiras e derivados.
Nos últimos seis anos, o negócio de portas do grupo cresceu a uma média de 12 por cento ao ano, sendo 78 por cento da produção destinada a mercados externos.
Além de Portugal, a Vicaima está presente na Bélgica, Espanha, Itália, Polónia, Reino Unido e República da Irlanda.
ICO.
Lusa/Fim