Vídeo polémico. Funcionários da TAP estão suspensos até conclusão do inquérito

por RTP

A Comissão Executiva da TAP colocou Sandra Rodrigues a assegurar interinamente as funções do Diretor de Pessoas e Cultura. Em causa o inquérito instaurado a Pedro Ramos na sequência da publicação de um vídeo nas redes sociais, filmado em Madrid. O inquérito, anunciado ontem, dita a suspensão de funções. Em resposta à RTP, a TAP acrescenta que o outro funcionário que surge no vídeo, João Falcato, está igualmente suspenso.

“Neste momento delicado da vida da companhia, expressamos a nossa solidariedade para com todos os trabalhadores da TAP e apelamos ao bom senso e recato de todos”, pode ler-se numa mensagem da Comissão Executiva aos trabalhadores.

A mensagem, assinada pelo Presidente da Comissão Executiva, Ramiro Sequeira, e Alexandra Reis, Administradora Executiva, termina, dizendo que contam com “o empenho e a colaboração de todos para, juntos, ultrapassarmos os grandes desafios que temos pela frente”.

Em resposta à RTP, a TAP esclarece ainda que o inquérito vai “analisar todos os contornos de uma determinada situação”, perante a pergunta sobre se a investigação visava apenas a publicação do vídeo ou também a decisão de enviar dois responsáveis de recursos humanos para Madrid para contratar em Espanha.

A empresa não adianta de quem foi a decisão de enviar estes responsáveis a Espanha. “O processo de análise de candidatos é exploratório, habitual em processos de recrutamento e decorre no âmbito das competências dos RH”, refere a resposta da TAP.

Ontem mesmo, o ministro das Infraestruturas usou palavras muito semelhantes para lançar um apelo a todos os que estão envolvidos na reestruturação da TAP. Pediu “recato” e “sensibilidade” no atual contexto da empresa, após a divulgação de um vídeo onde responsáveis da empresa afirmam estar em Madrid a recrutar pessoal.

"A situação é crítica e complexa, é demasiado difícil de gerir e era importante que todos nas suas funções tivessem o recato e a sensibilidade para a situação que muitos estão a viver", afirmou Pedro Nuno Santos, referindo-se a trabalhadores que estão a perder o posto de trabalho.

Questionado sobre se os dois responsáveis se deviam manter nos cargos, o ministro das Infraestruturas e da Habitação respondeu não ser ele quem gere a empresa e que aguarda os resultados do inquérito anunciado pela TAP.

Na origem desta polémica está um vídeo publicado na página da rede social Facebook de João Falcato, trabalhador da TAP com responsabilidades na área dos recursos humanos da Manutenção & Engenharia da TAP, no qual surge acompanhado pelo diretor de recursos humanos da companhia aérea, Pedro Ramos, afirmando que se encontram em Madrid, Espanha, a recrutar pessoas para a TAP Madrid, para a área de carga.

O vídeo, reforça a mensagem hoje emitida pela Comissão Executiva, é uma “publicação, a título pessoal, nas redes sociais”.

A TAP está a ser alvo de um processo de reestruturação, devido à situação financeira difícil causada pela pandemia, que implicou a redução do número de trabalhadores.
pub