Inteligência artificial, cibersegurança, recursos humanos e fitness são algumas das áreas e atividade das 28 empresas portuguesas que estão presentes na Web Summit do Rio de Janeiro, no Brasil, que começa hoje e termina na quarta, dia 30 de abril.
Onze delas, vão à conquista do mercado sul americano depois de já terem conseguido levantar mais de sete milhões de euros de investimento de venture capital e business angels. Empregam cerca de 200 colaboradores.
Estas, cruzam o atlântico impulsionadas pela Startup Portugal no âmbito do programa Business Abroad. As restantes empresas participam ao abrigo da parceria com a Unicorn Factory Lisboa ou estão registadas de forma independente.
Estas, cruzam o atlântico impulsionadas pela Startup Portugal no âmbito do programa Business Abroad. As restantes empresas participam ao abrigo da parceria com a Unicorn Factory Lisboa ou estão registadas de forma independente.
A Startup Portugal tem apoiado empreendedores portugueses e participado na Web Summit Rio desde a primeira edição. Este ano, é a terceira.
“Todos os anos, temos levado mais de uma dezena da startups no âmbito deste programa criando-lhes oportunidades de negócio para se expandirem para o Brasil e para a América Latina”, refere António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.
Paddy Cosgrave, CEO da Web Summit, no Palco Central na abertura do evento de 2023 - Foto: Piaras Ó Mídheach
“Todos os anos, temos levado mais de uma dezena da startups no âmbito deste programa criando-lhes oportunidades de negócio para se expandirem para o Brasil e para a América Latina”, refere António Dias Martins, Diretor Executivo da Startup Portugal.
Esta aposta está fundamentada num “compromisso com o sucesso desta conferência” e nos “resultados promissores obtidos neste mercado por startups que abordaram a sua expansão para o Brasil através deste programa de internacionalização”, como é o caso da Modatta, a Clicknurse ou a sheerME, que participaram em edições anteriores.
Em 2022 foi mesmo celebrado um memorando de entendimento com a Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e, com o apoio da AICEP, a agência portuguesa para o investimento externo, é organizada uma conferência que antecede a abertura da Web Summit “para criar conexões entre as startups portuguesas e fundadores, investidores e players de referência no ecossistema brasileiro de startups”.
Desde que foi implementado, o programa Business Abroad, da Startup Portugal, já levou mais de 320 startups portuguesas a eventos tecnológicos internacionais e aos mercados de destino mais relevantes para tentar mostrar a diversidade e o talento que caracterizam o ecossistema de inovação em Portugal.
IA no centro da 3ª edição da Web Summit Rio
A Web Summit regressa ao Rio de Janeiro de 27 a 30 de abril para a terceira edição, que conta com mais de 34 mil participantes inscritos, um aumento em relação aos 21 mil que estiveram presentes na primeira edição, em 2023.
É já o maior evento de tecnologia internacional no Brasil e, este ano, reunirá mais de mil startups que pretendem estabelecer contacto com alguns dos 600 investidores de fundos globais como a Andreessen Horowitz, a Kaszek Ventures e a Upload Ventures.
Participante no evento de 2023 - Foto: Vaughn Ridley
Pelos vários palcos, vão passar 300 oradores, nos quais de incluem representantes da Nvidia, OpenAI, Microsoft, Meta, SHEIN e TikTok para explorar a próxima onda de inovação e as mudanças na indústria estimuladas pela inteligência artificial generativa.
Esta Web Summit Rio acontece, precisamentem num momento crucial para o setor tecnológico em todo o mundo tendo em conta, também, o abalo que estão a sofrer relações de longa data entre países devido às tarifas aplicadas por Donald Trump.
Assim, a Web Summit Rio será um palco fundamental para discussões sobre a rápida evolução da Inteligência Artificial (IA), a corrida global aos semicondutores e o impulso para modelos de IA mais eficientes, económicos e sustentáveis. Como o evento se realiza na pátria da Amazónia, o evento também debaterá a tecnologia climática e a sustentabilidade. O mercado da tecnologia financeira, conhecido por Fintech, a regulação de redes sociais e inclusão digital são outros temas-chave deste evento.
Em 2022 foi mesmo celebrado um memorando de entendimento com a Câmara de Comércio e Indústria do Rio de Janeiro e, com o apoio da AICEP, a agência portuguesa para o investimento externo, é organizada uma conferência que antecede a abertura da Web Summit “para criar conexões entre as startups portuguesas e fundadores, investidores e players de referência no ecossistema brasileiro de startups”.
Desde que foi implementado, o programa Business Abroad, da Startup Portugal, já levou mais de 320 startups portuguesas a eventos tecnológicos internacionais e aos mercados de destino mais relevantes para tentar mostrar a diversidade e o talento que caracterizam o ecossistema de inovação em Portugal.
IA no centro da 3ª edição da Web Summit Rio
A Web Summit regressa ao Rio de Janeiro de 27 a 30 de abril para a terceira edição, que conta com mais de 34 mil participantes inscritos, um aumento em relação aos 21 mil que estiveram presentes na primeira edição, em 2023.
É já o maior evento de tecnologia internacional no Brasil e, este ano, reunirá mais de mil startups que pretendem estabelecer contacto com alguns dos 600 investidores de fundos globais como a Andreessen Horowitz, a Kaszek Ventures e a Upload Ventures.
Pelos vários palcos, vão passar 300 oradores, nos quais de incluem representantes da Nvidia, OpenAI, Microsoft, Meta, SHEIN e TikTok para explorar a próxima onda de inovação e as mudanças na indústria estimuladas pela inteligência artificial generativa.
Esta Web Summit Rio acontece, precisamentem num momento crucial para o setor tecnológico em todo o mundo tendo em conta, também, o abalo que estão a sofrer relações de longa data entre países devido às tarifas aplicadas por Donald Trump.
Assim, a Web Summit Rio será um palco fundamental para discussões sobre a rápida evolução da Inteligência Artificial (IA), a corrida global aos semicondutores e o impulso para modelos de IA mais eficientes, económicos e sustentáveis. Como o evento se realiza na pátria da Amazónia, o evento também debaterá a tecnologia climática e a sustentabilidade. O mercado da tecnologia financeira, conhecido por Fintech, a regulação de redes sociais e inclusão digital são outros temas-chave deste evento.