Vítor Caldeira eleito hoje presidente do Tribunal de Contas Europeu
Lisboa, 16 Jan (lusa) - O juiz português do Tribunal de Contas Europeu (TCE), Vítor Caldeira, foi hoje eleito presidente do TCE, disse à Lusa fonte daquele tribunal.
O juiz Vítor Manuel da Silva Caldeira, nascido em 1960 em Campo Maior, é membro do Tribunal de Contas Europeu desde Março de 2000 e de Janeiro de 2002 a Março de 2006 foi o responsável pela declaração de fiabilidade do TCE.
Desde Março de 2005 é o decano do grupo CEAD (Coordenação, avaliação, fiabilidade, desenvolvimento, comunicação) e desde Março de 2006 é o responsável pela Divisão Audit Development and Reports (ADAR) do TCE, de cujo Comité Administrativo faz actualmente parte.
Licenciado pela Faculdade de Direito de Lisboa, com uma pós-graduação em estudos europeus pela mesma faculdade, Vítor Caldeira foi Inspector de Finanças de 1984 a 1989, Inspector de Finanças Director de 1989 a 1995 e Subinspector-geral de Finanças de 1995 a Fevereiro de 2000.
Em 1995 iniciou funções como responsável pela área de Coordenação dos Controlos Comunitários e do Sistema de Controlo Interno da Administração Financeira do Estado português, desempenhando vários outros cargos em áreas ligadas a questões europeias.
Foi consultor da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económicos (OCDE) no final da década de noventa, no âmbito da iniciativa SIGMA (Apoio para a Melhoria da Governação e Gestão nos países da Europa Central e de Leste).