Vodafone e Optimus venderam os primeiros IPhone em Portugal

O telemóvel IPhone, fabricado pela Apple e comercializado em Portugal pela Vodafone e Optimus, está à venda no nosso país desde as 00.00 horas de hoje, mas a um preço ainda pouco acessível à maioria da população portuguesa.

RTP /
Portugueses compraram ao início do dia de hoje os primeiros telemóveis da IPhone YM YIK/EPA

O início do dia 11 de Julho marcou a chegada a Portugal do novo telemóvel da Apple. Vodafone e Optimus, as empresas que, por agora, estão a comercializar o IPhone em Portugal, iniciaram a venda à meia-noite e compradores não faltaram.

O Parque das Nações, em Lisboa, e a Rotunda da Boavista, no Porto, foram os locais escolhido pela Vodafone para vender os primeiros aparelhos com o presidente da empresa, António Carrapatoso, a referir que o “IPhone é importante enquanto lançamento de um conjunto de telefones de nova geração, com funcionalidades que vão além das tradicionais".

Para já o responsável da Vodafone aponta que o público-alvo do IPhone andará pelos cinco por cento da população, mas que poderá chegar no “máximo aos dez por cento", uma vez que os telemóveis com preço superior a 300 euros representam menos de cinco por cento do total de aparelhos vendidos em Portugal todos os anos.

A Optimus escolheu a Loja FNAC, do Centro Comercial Colombo, em Lisboa, para vender os primeiros IPhone aos portugueses e, segundo Miguel Almeida, administrador da Optimus, a operadora móvel da Sonaecom, o “IPhone tem um conjunto de características que se inserem na nossa estratégia de aposta nas funcionalidades multimédia".

No entanto, o administrador da Optimus está consciente de que o preço do aparelho, que ronda os 500 euros, impedirá o acesso do aparelho a muitos portugueses, mas mostra-se confiante de que "a procura será grande nesta primeira fase".

O modelo IPhone que vai ser comercializado em Portugal utiliza tecnologia de terceira geração, o denominado 3G, ao contrário da versão anterior do aparelho que foi comercializada nos Estados Unidos e em alguns países europeus que utilizava apenas tecnologia de segunda geração.

Como já foi referido a Optimus e a Vodafone garantiram os direitos de distribuição do IPhone em Portugal, mas a TMN está igualmente interessada na venda do aparelho no nosso país e mostra-se confiante de que poderá comercializá-lo em breve.

Recorde-se que este novo aparelho combina funcionalidades multimédia como músicas e filmes, com um ecrã táctil sem teclado e sistema de navegação na Internet, permitindo acesso a correio electrónico e instalação de várias aplicações electrónicas.
PUB