Vodafone foi a marca com mais notoriedade no 1º fim-de-semana do Rock in Rio
A Vodafone foi a marca associada ao Rock in Rio-Lisboa, evento que recomeça hoje, que obteve a maior notoriedade espontânea durante o primeiro fim-de-semana do festival, segundo os dados da empresa de estudos de mercado Memorandum.
Os estudos desenvolvidos pela Memorandum revelaram que no primeiro fim-de-semana do evento, que decorreu entre os dias 26 e 27 de Maio, a operadora de telecomunicações conseguiu um `top of mind` de 34 por cento, tendo sido seguida pelo patrocinador principal do festival, o Millennium bcp, que conseguiu uma notoriedade espontânea de 30 por cento.
A cerveja Sagres, com 22 por cento, a Sumol/7Up, com 10 por cento, e a Toyota, com 4 por cento, foram as restantes marcas referidas no estudo da Memorandum.
Os níveis de `top of mind` das marcas foram aferidos através da primeira resposta espontânea em que os inquiridos associavam um patrocinador ao Rock in Rio-Lisboa.
"As iniciativas desenvolvidas por cada uma das marcas no terreno estão na base destes resultados, onde se destaca em particular a Vodafone com o "Best Seat", "Yorn Show", pista de `snowboard` e cabines móveis", explicou a empresa em comunicado.
No recinto da Cidade do Rock (Parque da Bela Vista) estão presentes mais de 40 marcas organizadas por sete categorias de patrocínio (patrocinador principal, patrocinador, patrocinador social, parceiro social, `media partners`, apoio e apoio institucional).
No primeiro fim-de-semana da realização do evento, a Memorandum refere ainda que foram veiculadas 191 notícias na imprensa e 140 notícias e transmissões na televisão, correspondendo a um total de 32 horas de emissão.
A análise da empresa de estudos acrescenta que para a grande maioria dos visitantes do Rock in Rio - Lisboa o evento esteve de acordo ou superou as suas expectativas.
O que gostaram mais foi da agradabilidade do espaço e o que apontaram como menos positivo foi o preço dos bilhetes, que está entre os 53 euros (diário) e os 90 euros (dois dias).
A Memorandum tem vindo a desenvolver um conjunto de estudos integrados num projecto de análise de Communication Integration, que visam avaliar o desempenho tangível e intangível do Rock in Rio 2006 e cujos clientes são os principais patrocinadores do evento.
No último estudo realizado antes do evento, a notoriedade do Rock in Rio atingiu os 99 por cento nas populações de Lisboa e Porto.
Os patrocinadores mais associados ao evento foram a SIC com 61 por cento de notoriedade total, a Vodafone com 58 por cento, a Sagres com 46 por cento, o Millennium bcp com 38 por cento, Sumol/7Up com 30 por cento, o portal Sapo com 30 por cento e a Toyota com 17 por cento.
O patrocinador que mais investiu na sua associação ao evento foi a Vodafone, com um investimento publicitário, a preços de tabela, na ordem dos 4 milhões de euros, e aquele que obteve maior exposição mediática, foi a SIC, seguida pelo Millennium bcp e pela Vodafone.
No período entre 1 de Janeiro e 25 de Maio de 2006 foram veiculadas 2.207 notícias sobre o Rock in Rio 2006, 1.615 na imprensa e 592 na televisão.
O segundo fim-de-semana do Rock in Rio-Lisboa arranca hoje com as actuações de Roger Waters, Carlos Santana, Rui Veloso e Jota Quest.
O festival prolonga-se até domingo com um cartaz composto, entre outros nomes, por Red Hot Chili Peppers, Sting, Anastacia e GNR.
No primeiro fim-de-semana estiveram no recinto do Parque da Bela Vista 140 mil pessoas, com as previsões da organização do festival a apontarem para um total de 386 mil pessoas para os cinco dias.