Vodafone lança tecnologia para cegos e tarifários para deficientes
A Vodafone Portugal apresentou hoje uma nova tecnologia para deficientes visuais que permite a audição das mensagens escritas (SMS) enviadas para o telemóvel, através de um software que será gratuitamente instalado nos terminais com sistema operativo Symbian.
A empresa Scansoft desenvolveu, em colaboração com a operadora de telecomunicações móveis e associações de cegos e amblíopes convidadas pela Vodafone, uma tecnologia que permite aos invisuais enviar e receber SMS, navegar no portal da Internet Vodafone Live (audição dos conteúdos) e utilizar a lista de contactos, explicou a directora de comunicação, Luísa Pestana.
Este software, com a designação de Vodafone Say, está disponível em português (Portugal e Brasil) Os clientes com deficiências visuais que disponham de telemóveis baseados no sistema operativo Symbian podem dirigir-se à Vodafone para instalar, gratuitamente, o software no terminal, recebendo além disso um auricular e um manual de instruções áudio, adiantou a fonte.
O lançamento desta tecnologia insere-se na política de responsabilidade social da Vodafone Portugal.
Esta oferta representa um investimento de 70 euros por cliente, incluindo a licença de software a pagar à empresa que desenvolveu este produto para a Vodafone.
Luísa Pestana adiantou que há em Portugal cerca de dois milhões de pessoas com necessidades especiais, das quais cerca de 160 mil têm forte deficiência visual.
Em encontro com a imprensa, o presidente da Vodafone Portugal, António Carrapatoso, anunciou também o lançamento de dois tarifários para pessoas com grau de incapacidade igual ou superior a 80 por cento, que representam um desconto de cerca de 50 por cento em relação a tarifários normais.
A Vodafone é a primeira operadora portuguesa a apresentar um tarifário especial para pessoas deficientes, oferta que é aplicável a cerca de 200 mil pessoas que têm um grau de incapacidade igual ou superior a 80 por cento.
O tarifário Vodafone Say inclui 100 minutos de chamadas nacionais e 30 SMS por 10 euros mensais ou 30 SMS por 3,11 euros, beneficiando as chamadas ou SMS que ultrapassem aqueles limites também de preços reduzidos.