Economia
Volkswagen vai despedir 1.800 trabalhadores em Novembro
O construtor automóvel alemão Volkswagen vai despedir em Novembro 1.800 trabalhadores da sua fábrica de Anchieta, em São Bernardo do Campo, no Estado de São Paulo, indicou terça-feira um porta-voz do grupo.
Os despedimentos serão efectivos a 21 de Novembro, data em que chegará ao fim de um "acordo de estabilidade" entre a Volkswagen e o sindicato dos metalúrgicos da região de São Paulo.
Estes despedimentos vão afectar 1.300 operários e 500 trabalhadores em fase de reciclagem, indicou um porta-voz da Volkswagen Brasil.
A Volkswagen ameaçou na semana passada encerrar a sua fábrica de d'Anchieta se não fosse conseguido qualquer acordo com os sindicatos, relativamente ao seu plano de reestruturação no Brasil.
A empresa alemã, que possui um total de cinco fábricas no Brasil, anunciou em Maio a supressão de 5.773 empregos, 3.016 este ano, num total de 22.000 funcionários no Brasil, justificando esta medida pela valorização da moeda nacional, o real, e pelo aumento dos custos salariais e dos materiais necessários para a construção dos veículos.