Volume de negócios de empresas de Vagos cresce para 522 milhões de euros

Vagos, Aveiro, 15 dez (Lusa) - O volume de negócios das empresas instaladas no concelho de Vagos cresceu mais de 50 por cento entre agosto de 2015 e outubro de 2016, atingindo 522 milhões de euros.

Lusa /

Em termos líquidos, o crescimento foi de 179 milhões de euros, que correspondem ao aumento de 528 para 576 empresas com sede no concelho, em igual período de tempo.

Estes dados constam da atualização anual de um estudo do tecido empresarial do concelho encomendado pela Câmara Municipal a uma empresa especialista no setor, a que a agência Lusa teve acesso.

Segundo o presidente da Câmara de Vagos, Silvério Regalado, "o estudo vem confirmar uma mudança no perfil do município", que nos últimos tem sido capaz de atrair empresas de diversos setores.

O autarca salienta sobretudo "a aposta ganha" no emprego, traduzida na criação de mais 900 postos de trabalho em pouco mais de um ano.

O número de pessoas empregadas no concelho subiu 28 por cento em 14 meses, passando de 3.153 para 4.053.

O número de empresas exportadoras também aumentou 14 por cento, crescendo de 100 para 114, o que permitiu um aumento líquido de mais de cem por cento no volume de exportações, que pela primeira vez ultrapassaram a barreira dos 200 milhões, situando-se em 217 milhões de euros.

Com estes números, Vagos deu um salto nas estatísticas nacionais, tendo subido mais de 20 posições (88.º) no ranking de municípios com maior volume de negócios.

Vagos surge agora na 104.ª posição em número de empresas, 88.ª em volume de negócios, 100.ª posição em empregados e 56.ª em volume de exportação, números relevantes para um concelho com pouco mais de 20 mil habitantes.

"Em trinta anos passámos de concelho rural a município fortemente industrializado, com um volume de negócios anual apreciável e uma taxa de desemprego mais baixa do que a média nacional", resume Regalado, que garante que o concelho vai continuar a atrair empresas como meio de criar emprego e riqueza.

O ranking das maiores empresas sediadas em Vagos em volume de negócios é encabeçado pela Ria Blades, empresa que em novembro confirmou o investimento de 16 milhões de euros na expansão da fábrica que constrói pás eólicas, criando 400 novos postos de trabalho diretos e reforçando também a condição de maior empregador do concelho.

Tópicos
PUB