Wall Street abre em queda com investidores preocupados com referendo na Grécia
Lisboa, 01 nov (Lusa) - Os mercados norte-americanos abriram hoje em queda, com os investidores pessimistas face ao anúncio de um referendo na Grécia ao novo pacote de ajuda ao país.
Pelas 13:39, o índice alargado S&P 500 cedia 2,63 por cento para 1.220,35 pontos. Já o industrial Dow Jones caía 2,20 por cento para 12.692,79 pontos e o tecnológico Nasdaq perdia 2,56 por cento para 2.615,74 pontos.
Os mercados norte-americanos, tal como os europeus, reagem assim de forma negativa às declarações de segunda-feira do primeiro-ministro grego, George Papandreou, que anunciou a realização de um referendo sobre o acordo a que os 17 países da zona euro chegaram na passada semana e que reduz em cerca de um terço a dívida grega.
O acordo propõe aos investidores privados que aceitem perdas de 50 por cento nos investimentos na dívida soberana grega, ao mesmo tempo que atribui a Atenas um novo pacote de resgate, de 100 mil milhões de euros.
Na segunda-feira, Wall Street fechou a sessão em terreno negativo. Ainda assim, a Bolsa de Nova Iorque registou em outubro o seu melhor desempenho desde há quase uma década.