Windows Vista vende duas vezes mais que XP nos primeiros 30 dias
A Microsoft anunciou ter vendido 20 milhões de licenças do Windows Vista em todo o Mundo, no primeiro mês de lançamento, o dobro das vendas do Windows XP, mas os analistas questionam os resultados.
Segundo o balanço divulgado pela empresa, o resultado é mais do que duas vezes superior ao atingido nos primeiros 30 dias de vendas da versão anterior, o Windows XP, que, em Janeiro de 2002, dois meses após o lançamento, tinha vendido 17 milhões de licenças.
Contudo, o balanço de vendas inclui as licenças pré- instaladas em computadores portáteis e as actualizações gratuitas ou com desconto que, desde Novembro, os fabricantes de PCs ofereciam a quem comprasse um computador.
Segundo um dos maiores fabricantes mundiais de computadores, a Dell, cerca de 66 por cento dos computadores vendidos durante o período natalício incluíam cupões de oferta ou descontos.
Além disso, de acordo com Michael Silver, analista da Gartner, empresa de consultoria, o mercado de computadores pessoais duplicou desde o final de Janeiro, altura do lançamento do Windows Vista, e por isso o número de vendas do novo sistema operativo podia ser superior.
Actualmente mais de 4.500 produtos estão identificados com o selo de compatibilidade "Certified for Windows Vista", mais 2.500 que na altura do lançamento do novo sistema operativo, a 30 de Janeiro.
Os sistemas operativos do Windows são utilizados em mais de 95 por cento dos computadores em todo o mundo, sendo a maior fonte de lucro da empresa.