Zonas turísticas de Portimão servidas por gás natural no Verão de 2005

As principais zonas turísticas do concelho de Portimão, Praia da Rocha e Alvor, serão abastecidas pela rede de gás natural até ao Verão de 2005, anunciou hoje o presidente da Medigás, Pedro Ricardo.

Agência LUSA /

"A rede de distribuição que vai abranger as zonas turísticas e a parte ribeirinha da cidade, com mais de 20 quilómetros, ficará concluída antes do próximo Verão", garantiu Pedro Ricardo.

Pedro Ricardo falava durante a cerimónia de assinatura do protocolo que prevê o fornecimento progressivo de gás natural àquele concelho do Barlavento algarvio, celebrado entre a Câmara de Portimão e a empresa distribuidora de gás natural do Algarve.

As obras de instalação das condutas começaram dia 15 de Novembro, um ano após o início da preparação para a instalação da rede no concelho, que incluiu o projecto, licenciamento, concursos públicos e estudos de mercado.

Segundo adiantou o presidente da Medigás, está prevista a instalação da rede em todas as novas urbanizações do concelho.

O presidente da Câmara de Portimão, Manuel da Luz, destacou a importância da utilização do gás natural, sublinhando "tratar-se de uma aposta na melhoria de qualidade de vida com economia para os munícipes".

Manuel da Luz disse ainda esperar que as obras de colocação das condutas, da responsabilidade da Medigás, fiquem concluídas até ao Verão de 2005, caso contrário "serão suspensas porque não permitirei que o turismo, a nossa galinha dos ovos de ouro, seja prejudicado".

Para o autarca, a implementação do gás natural beneficiará os consumidores domésticos e industriais, pois "permite reduzir os custos energéticos e ambientais".

Entretanto, o Grupo Pestana, detentor de vários hotéis na zona de Alvor, foi o primeiro a assinar o contrato de utilização de gás natural em todas as suas unidades, incluindo o novo Hotel Alvor Park, cuja inauguração está prevista para Maio de 2005.

No Algarve, o concelho de Olhão foi pioneiro na utilização do gás natural, registando desde Setembro de 2002 cerca de 1.400 clientes ligados e 2.200 potenciais em 20 urbanizações, com todo o sector industrial, praticamente, convertido ao gás natural.

Em 2005, a Medigás prevê ainda abastecer parte do concelho de Faro, e decorrem estudos e negociações para levar o gás natural a Albufeira, Lagos e Loulé.

A assinatura do protocolo entre a Câmara de Portimão e a Medigás, que decorreu em Alvor, contou com a presença do secretário de Estado do Desenvolvimento Económico, Manuel de Lencastre, e do presidente da Galp Energia, Mário de Abreu.

PUB