Escola de Tecnologia da Saúde de Coimbra reforça cooperação com a América latina

Coimbra, 13 set (Lusa) - A Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Coimbra (ESTeSC) anunciou hoje o reforço da cooperação com a comunidade científica da América Latina, depois de ter participado no Congresso Interamericano de Radiologia, no Peru.

Lusa /

A instituição fez-se representar pelo vice-presidente Graciano Paulo, que apresentou "O impacto da investigação na redução da exposição à radiação ionizante nos doentes e nos profissionais de saúde" e deu a conhecer o resultado de vários projetos de investigação que tiveram impacto "muito significativo" nessa diminuição.

A participação da ESTeSC no XXVII Congresso Interamericano de Radiologia vai "permitir desenvolver pontes entre congéneres do continente americano, quer no âmbito da investigação quer no âmbito da mobilidade de alunos e professores", refere um comunicado da instituição enviado à agência Lusa.

"Exemplo disso é a visita, já no dia 24 de outubro, de um docente da Faculdade de Ciências de la Salud da Universidade de Tarapacá (Chile) para participar num seminário sobre proteção contra a radiação ionizante", refere a nota.

A exposição a grandes doses de radiação ionizante pode ter efeitos nocivos e inclusive danificar os tecidos humanos, "sendo essencial encontrar estratégias de diminuição da mesma, destacando-se o papel do técnico de radiologia no âmbito da proteção radiológica".

Os trabalhos de investigação dos docentes do departamento de imagem médica e radioterapia da ESTeSC resultaram na atribuição do Prémio Nacional de Boas Práticas em Saúde, em 2012, pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), e têm sido reconhecidos nos mais diversos eventos científicos mundiais na área da radiologia e da proteção radiológica.

"O convite para participar no Congresso Interamericano de Radiologia 2016, o maior congresso da América Latina, é reflexo desse reconhecimento, tratando-se da primeira participação de um docente português", destaca o comunicado.

Tópicos
PUB