Acordo político entre PS e PCP à espera do fim de semana

O Comité Central do PCP deverá reunir horas antes da Comissão Política do PS reunir, no domingo. A informação está a ser avançada pelo jornal Público.

Ana Sofia Rodrigues - RTP /
António Cotrim - Lusa

Dirigentes políticos contactados pelo jornal diário classificaram a reunião de quarta-feira à noite entre António Costa e Jerónimo de Sousa como importante, mas não decisiva. Os dirigentes socialistas e comunistas juntaram-se para finalizar as negociações técnicas que decorrem desde as eleições de 4 de outubro.

Aponta-se o fim de semana como momento decisivo, com as reunião dos órgãos dos dois partidos. O PCP deverá reunir o Comité Central antes da reunião da Comissão Política do PS, mas depois da reunião da Comissão Nacional dos socialistas, que reúne já este sábado.

De acordo com o Público, apesar de o PCP não ter de reunir o Comité Central para aprovar o acordo político com outros partidos, a opção de fazer essa reunião antes da assunção pública de um acordo de viabilização de um Governo minoritário do PS, significa que a direção dos comunistas quer envolver todo o partido na decisão e dar-lhe um caráter mais unitário.

O jornal adianta que parece agora certo que ficou fechada a “parte programática” do entendimento entre PS e PCP.

O editorial de ontem do jornal do partido, o Avante!, dava sinais desse eventual entendimento. Pode ler-se que “o Governo PSD/CDS agora empossado não tem, por si só, condições para se manter em funções”, garantindo ao mesmo tempo que “há no novo quadro parlamentar uma maioria de deputados que constituem condição bastante para a formação de um Governo de iniciativa do PS, que permita a apresentação do programa, a sua entrada em funções e para a adopção de uma política que assegure uma solução duradoura. Nenhuma razão política ou institucional pode ser invocada para questionar essa solução governativa”, refere o editorial.

No editorial do jornal oficial do PCP, lê-se ainda que “nada pode iludir que existe na Assembleia da República uma base institucional que permitirá concretizar um conjunto de medidas e soluções que dêem resposta aos interesses dos trabalhadores e do povo”.
Tópicos
PUB