Em direto
Guerra no Médio Oriente. A evolução do conflito

Projeção da Católica para a RTP dá vitória à AD com Chega colado ao PS

por RTP
Foto: Miguel A. Lopes - Lusa

A sondagem do CESOP - Universidade Católica Portuguesa para a RTP prevê a vitória da AD com entre 29 por cento a 34 por cento dos votos. O PS surge em segundo lugar, com entre 21 a 26 por cento, mas poderá ser ultrapassado pelo Chega, que reúne 20 a 24 por cento.

Segundo estas previsões, a coligação de Luís Montenegro poderá eleger entre 85 a 96 deputados. Já os socialistas poderão eleger entre 52 e 63 mandatos, enquanto para o Chega se preveem entre 50 e 61.


A Iniciativa Liberal surge como quarta força política, com quatro a sete por cento (entre seis e 12 mandatos).

O Livre sobe nas previsões deste ano, com um resultado de entre três e seis por cento e quatro a dez deputados.

Seguem-se a CDU (dois a quatro por cento), Bloco de Esquerda (um a três por cento) e PAN (um a dois por cento).

O partido Juntos Pelo Povo surge no fim da lista, com a possibilidade de vir a eleger um deputado.

Nas eleições do ano passado, a Aliança Democrática venceu com 28,02 por cento dos votos, apenas ligeiramente à frente do Partido Socialista, que obteve 28 por cento.

O Chega manteve-se como terceira força política, mas com 18,07 por cento, bastante mais afastado dos socialistas do que nas previsões deste ano.

Seguiram-se a IL, o BE, CDU, Livre e PAN.


Ficha técnica

Esta sondagem foi realizada pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a RTP no dia 18 de maio de 2025. O universo alvo é composto pelos votantes nas eleições Legislativas. Foram selecionadas cinquenta freguesias do país, tendo em conta a distribuição dos eleitores por Regiões NUTSII, de modo a garantir que as médias dos resultados eleitorais das últimas eleições nesse conjunto de freguesias (ponderado o peso eleitoral das suas Regiões NUTSII de pertença) estivessem a menos de 1 ponto percentual dos resultados nacionais das cinco candidaturas mais votados em cada eleição. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente à saída dos seus locais de voto e foi-lhes pedido uma simulação de voto em urna. Foram obtidos 39103 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 68,3%.
Tópicos
PUB