Eleições nos Açores. Projeção da Católica para a RTP dá vitória à coligação de direita

por Joana Raposo Santos - RTP
Eduardo Costa - Lusa

A projeção da Universidade Católica para a RTP dá a vitória à coligação PSD/CDS/PPM, com entre 40 a 45 por cento dos votos. Esta percentagem traduz-se em 25 a 31 mandatos, o que significa que poderá alcançar a maioria absoluta.

Em segundo lugar surge o PS, com 32 a 37 por cento (19 a 25 mandatos). Em terceiro lugar encontra-se o Chega, com oito a 11 por cento e quatro a oito deputados.

Seguem-se a Iniciativa Liberal, o Bloco de Esquerda, o PAN e a CDU, todos eles com um a três por cento dos votos e entre zero a um mandatos.

Segundo a sondagem da Católica para a RTP, a estimativa de participação eleitoral deverá fixar-se entre os 50 e os 56 por cento.

Estas previsões surgem pouco depois de uma sondagem que estimou uma taxa de abstenção entre os 44 e os 50 por cento.

Nas eleições de 2020, o PSD foi o segundo partido mais votado, atrás do PS, mas conseguiu formar Governo ao coligar-se com o Chega e a Iniciativa Liberal.

Esta sondagem foi realizada pelo CESOP–Universidade Católica Portuguesa para a RTP no dia 4 de fevereiro de 2024. O universo alvo é composto pelos votantes nas eleições Legislativas Regionais dos Açores. Foram selecionadas vinte e cinco freguesias dos dois círculos eleitorais com maior número de eleitores (São Miguel e Terceira), de modo a garantir que as médias dos resultados eleitorais das últimas eleições nesse conjunto de freguesias (ponderado o peso eleitoral dos seus círculos de pertença) estivessem a menos de 1 ponto percentual dos resultados das candidaturas mais votados em cada eleição. Os inquiridos foram selecionados aleatoriamente à saída dos seus locais de voto e foi-lhes pedido uma simulação de voto em urna. Foram obtidos 9475 inquéritos válidos. A taxa de resposta foi de 85%.
Tópicos
pub