Embaixadora da Ucrânia em Portugal: a morte de Alexei Navalny foi obra do Kremlin

por Frederico Moreno - Antena1

Em entrevista exclusiva à Antena 1, na semana em que se assinalam dois anos desde o início da guerra em território ucraniano, Maryna Mykhaylenko lamenta o desaparecimento do principal opositor de Putin e fala numa perda significativa para a população russa.

Este caso, diz a embaixadora da Ucrânia em Portugal, vem confirmar que o Kremlin não procura a paz. A embaixadora não tem dúvidas de que a morte de Alexei Navalny foi obra do Kremlin.
Maryna Mykhaylenko admite estar preocupada com a demora no Congresso dos Estados Unidos em relação ao pacote de ajuda financeira a Kiev. Nesta entrevista à Antena 1, a diplomata pede aos países ocidentais que continuem a apoiar a Ucrânia, por considerar que são impossíveis soluções diplomáticas para acabar com a guerra.
Mykhaylenko diz que tem havido uma cooperação com o Governo e com todo os partidos políticos em Portugal.
A embaixadora ucraniana acredita que isso não vai mudar depois das eleições legislativas do dia 10 de março.
Dois mil refugiados já regressaram à Ucrânia

Mesmo sem ter o número certo, Maryna Mykhaylenko estima que cerca de dois mil refugiados que vieram para Portugal por causa da guerra acabaram por regressar à Ucrânia. Há diversas razões. Algumas mais económicas, outras mais afetivas.

Com os homens sem poderem sair do país, muitas mulheres, crianças e jovens decidiram, explica Maryna Mykhaylenko, regressar para perto das suas famílias.
No próximo sábado, assinalam-se dois anos desde o início da guerra no leste da Europa.
pub