134 palestinianos regressaram a Gaza no primeiro dia da trégua

RTP /

O diretor do Serviço de Informação do Estado, que atua como porta-voz do Governo egípcio, disse hoje que 134 palestinianos regressaram na sexta-feira à Faixa de Gaza através da passagem de Rafah, na fronteira egípcia com o enclave.

"Um grupo de palestinianos retidos no Egito (desde o início do conflito entre Israel e o movimento islamita Hamas) regressou à Faixa de Gaza, de acordo com a sua vontade, e o seu número atingiu os 134 palestinianos", afirmou Diaa Rashwan em comunicado, adiantando que tal ocorreu no primeiro dia da trégua e pela primeira vez desde o início da guerra.

Sexta-feira foi o primeiro dia em que o Egito abriu a passagem de Rafah para o regresso voluntário dos palestinianos que estavam retidos no país desde 7 de outubro, quando o grupo islamita Hamas lançou um ataque surpresa contra o território israelita, desencadeando a guerra em curso, na qual Israel bombardeia indiscriminadamente a Faixa de Gaza.

A partir de hoje, os palestinianos que permaneceram no Cairo e noutras províncias egípcias poderão regressar a Gaza, uma vez que apenas os que se encontram no norte do Sinai, que faz fronteira com o enclave palestiniano, foram autorizados a fazê-lo na sexta-feira.

c/Lusa
PUB